20/01/2010

Qualidade de Vida Alimentação Equilibrada + Atividade Física + Lazer


Você tem saudade de uma época em que sobrava tempo para uma caminhada no fim da tarde, a poluição ainda não assustava, sua alimentação era muito mais variada, sua saúde não o preocupava, seu emprego lhe garantia uma poupancinha extra no final do mês e, pelo menos uma vez por mês, o cinema era um programa garantido?

Se este é o seu caso ou se pelo menos for semelhante, comece a compreender a expressão "Qualidade de Vida". É uma maneira de avaliar o resultado das suas atitudes em relação ao seu corpo, à sua vida, a você mesmo. São vários os fatores que terão causado uma perda de Qualidade de Vida. Provavelmente os mais comuns são velhos conhecidos seus:

• Aumento do stress (Perdeu o emprego? Morreu alguém? Brigou com o companheiro?...).

• Tabagismo (Quantos cigarros tem consumido por dia?).

• Poluição (Há quanto tempo você não passeia no meio de um bosque?).

• Menos tempo para exercícios (Nem para o futebol aos domingos sobra tempo..).

• Menos tempo para lazer (Quando foi a última vez que você levou a família ao Jardim Zoológico?).

• Alimentação mais rápida e de menor qualidade.

• Aumento da carga horária do trabalho.




Ainda há tempo para uma mudança em seus hábitos. É incrível como apenas com a modificação de algumas atitudes corriqueiras como vícios alimentares, podemos diminuir em muito os riscos de desenvolver ou agravar doenças como as cardíacas, gastrointestinais, hipertensivas, câncer de mama e de intestino, entre outras. A presença de doenças como estas, em qualquer estágio, significa um grande prejuízo à sua Qualidade de Vida. Apesar de já "estarmos acostumados" a uma rotina que talvez inclua hábitos não-saudáveis como a ingestão exagerada de alimentos gordurosos e açúcares, além da baixa ingestão de frutas e verduras ou o hábito de fumar, o conhecimento de que estas atitudes -e outras- estão minando nossa saúde já deveria ser suficiente para uma verdadeira revolução em nossa maneira de viver.

Outro hábito que a vida moderna nos roubou foi o da prática de atividades físicas. Enquanto o homem das cavernas caminhava quilômetros para buscar comida, o homem "evoluído" apenas caminha, lentamente, até a geladeira. A ciência demonstra que o hábito de praticar exercícios regularmente, mesmo de intensidade moderada, pode compensar aquela fantástica supressão de hábitos saudáveis ao longo da história da humanidade. A obesidade já é considerada uma epidemia pelos órgão relacionados à saúde no mundo inteiro e este é o primeiro benefício relacionado à pratica de atividades físicas: o controle do peso e das doenças relacionadas ao seu excesso, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes etc. Outros efeitos ainda são caracterizados, como a diminuição do stress e a sensação de bem-estar.




E, por fim, o último componente desta equação de que resulta o índice de Qualidade de Vida: o Lazer. São aqueles momentos em que nos dedicamos a sair da rotina e fazer algo que nos cause prazer, relaxamento, alegria, descontração: ler um livro, assistir um filme, passear no parque, tomar um banho de cachoeira, jantar com amigos... são momentos em que recarregamos nossas baterias e nos preparamos para enfrentar a inevitável correria do dia-a-dia.

No entanto, antes de sair correndo desesperadamente, saiba que existem profissionais justamente para orientá-lo nesse momento:

Uma Nutricionista, ela estudará seus hábitos e gostos para prescrever numa dieta, o cardápio adequado a seu tipo físico e suas atividades. Existe uma distribuição ideal para cada nutriente e para cada refeição. Procure conhecer a que melhor vai contribuir para a sua saúde e bem-estar.

O Professor de Educação Física, ele é o profissional indicado para estudar suas aptidões, potenciais e limitações físicas e prescrever atividades na intensidade e duração adequadas a você. Ele vai orientá-lo, estimulá-lo e criar parâmetros para avaliar seu desempenho e sua evolução.

De qualquer forma, aqui vão algumas dicas:

• Caso esteja acima do peso, você deverá diminuir a ingestão de calorias; porém é muito importante uma dieta nutricionalmente equilibrada, ajustada a cada pessoa.

• Produtos como suplementos nutricionais podem ser prejudiciais se utilizados indiscriminadamente e devem ser prescritos por médicos ou nutricionistas habilitados.

• Evite doces, frituras, leite e carnes gordurosas, excesso de sal e bebidas alcoólicas.

• Dê preferência a frutas e vegetais, carne de aves e peixes, sucos naturais, alimentos assados, cozidos e grelhados.

• Inicie seu programa de condicionamento físico após a liberação de seu médico e sob a supervisão de um Professor de Educação Física. Caso tenha mais de 35 anos, é indicada a realização de um eletrocardiograma de esforço.

• Não pratique exercícios em jejum.

• Faça uma avaliação física, ela vai indicar seu estado físico geral e estabelecer seus objetivos.

• Reserve um tempo de seu dia para você, e aproveite-o!

• Incorpore estas mudanças em sua vida.


DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR


CRM:20611ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO

 
MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.




Nenhum comentário: