20/01/2010

Dieta Anticelulite você pode pensar que é simples entretanto essa dieta pode te ajudar a combater o excesso de celulite



É fundamental que você saiba exatamente o que é celulite: trata-se de um depósito de células gordurosas, cheias de água e de toxinas.

Como uma esponja, essas células retêm água. As toxinas deveriam ter sido eliminadas das células pela circulação sangüínea e do corpo pelos processos normais de eliminação, ou seja, transpiração, urina ou excreção, mas um ou mais desses sistemas de eliminação não está funcionando bem.

Uma das causas pode ser o consumo exagerado de alimentos pesados, mas não nutritivos, assim como a ingestão insuficiente de água ou falta de exercícios.

Um outro fator que pode agravar seriamente essa situação é a tensão nervosa que paralisa os órgãos, impedindo seu funcionamento normal.

Além de um bom programa de exercícios, é preciso fazer uma dieta.

Não se trata de um regime comum, mas de uma dieta planejada para ajudar seu corpo a se livrar dos detritos tóxicos. A purificação e eliminação são as suas metas primárias, não a perda de peso. Por isso, antes da diminuição de calorias, ela exige alimentos de fácil digestão e que ajudem o corpo a "queimar" os materiais de sobra. Alimentos pesados, que tendem a sobrecarregar o fígado dificultando a digestão, são proibidos.

O QUE VOCÊ PODE COMER

Legumes: Procure comer uma boa quantidade deles crus.

Frutas: sempre frescas

Saladas: temperadas com óleo vegetal

Queijos: qualquer tipo não muito gorduroso

Iogurte: apenas o natural (se quiser com frutas, acrescente frutas frescas)

Leite: de preferência desnatado.

Carnes, peixes e frangos: apenas carnes magras, cozidas ou assadas, consumidas moderadamente.

Água: de 6 a 8 copos por dia.

Os principais elementos da dieta anticelulite são as frutas e os legumes frescos. Carnes, peixes e aves devem ser consumidos apenas uma vez por dia. Diminua o sal o máximo possível e evite tomar líquidos durante as refeições. Quanto a pão e massas, se você for uma pessoa de peso normal, poderá comê-los moderadamente. Mas, se estiver acima do peso, é importante evitá-los.


SEU INIMIGO, O SAL

O seu exagerado do sal pode contribuir para a formação de celulite. É muito importante, portanto, que a ingestão de sal seja restringida o mais possível, para facilitar a eliminação dos líquidos. Isso significa não só evitar salgar demais os alimentos como evitar os naturalmente salgados, como anchovas, picles, bacon etc.




SUA AMIGA, A ÁGUA

A água é fundamental na luta contra a celulite. Quanto mais água você tomar, tanto mais ativos serão os seus rins na limpeza de seu corpo, eliminando os resíduos pela urina. A dose diária de água deve ser de seis a oito copos sempre tomados entre as refeições.




UM ALIADO ESPECIAL

Um de seus maiores aliados na luta contra a celulite é o iodo. Ele é a matéria - prima que dá energia à tireóide, a glândula que determina o índice do processo metabólico que queima o alimento para transformá-lo em energia. Essa combustão é importante porque qualquer alimento que não seja queimado de maneira apropriada pode acabar sendo armazenado como gordura indesejável, levando à celulite. Muitos alimentos deliciosos são ricos em iodo. Tente incluí-los regularmente na dieta : alcachofra, agrião, alface, alho, aspargo, arroz integral, banana, batata, cebola, cenoura, ervilha, espinafre, frutos do mar, gema de ovo, morango, nabo, pêra, repolho, tomate, uva, vagem.

CUIDADO COM OS PETISCOS

Quase todo mundo tem dificuldades em restringir o hábito de comer apenas às refeições. E são justamente esses petiscos beliscados entre as refeições, são os principais causadores da celulite e, também, do excesso de peso. Os seguintes alimentos não atrapalharão você na luta contra celulite: frutas, iogurte, legumes crus e leite desnatado.

Estes são os "poluentes".

Alguns alimentos devem ser evitados a qualquer preço. São eles os grandes responsáveis pela "poluição" do seu corpo:

anchovas, azeitonas, batata frita, bacon, Ketchup, Chucrute, carne de porco, chocolate, enlatados, frituras em geral, frutas oleaginosas, lingüiça, maionese, peixes /carnes defumadas, picles, pizza, refrigerantes, salame e salsicha.

Apesar de não ser estritamente proibido como os alimentos acima, o café deve ser tomado com moderação: não mais que 2 xícaras por dia, de preferência fraco.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO



MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.

Nenhum comentário: