08/01/2010

A FIBRA DIETÉTICA PODE AJUDAR A CONTROLAR O GANHO DE PESO CORPORAL E A MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA




A fibra dietética pode ajudar a controlar o ganho de peso corporal e da circunferência da cintura de acordo com pesquisas realizadas e publicadas na edição de 16 de dezembro de 2009 do Jornal Americano de Clínica Nutricional (American Journal of Clinical Nutrition).

“A fibra dietética pode desempenhar um papel de prevenção da obesidade (sobrepeso, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central)”.

“Até o momento pouco se estudou sobre o papel que a fibra nutricional de diferentes fontes exerce sobre a obesidade (sobrepeso, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central) e a circunferência da cintura”.

Este estudo teve como objetivo avaliar a relação da fibra alimentar total, fibras de cereais, fibras de frutas, fibras de vegetais na obesidade (sobrepeso, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central) e na circunferência da cintura. As pessoas avaliadas nesta pesquisa eram saudáveis no início do estudo, tinham idades entre 20 e 78 anos. Foram feitos questionários com a finalidade de obter a informação nutricional.

Foi feito um acompanhamento de cerca de 6 anos e meio com avaliações aleatórias, com outras variáveis dietéticas e estilos de vida.

Frutas e fibras vegetais não foram associadas com a mudança de peso , no entanto o consumo de frutas com fibras vegetais mudou a circunferência da cintura e o resultado foi semelhante ao observado quando da ingestão de fibra alimentar total e fibra de cereais.

Esta descoberta pode reforçar o benefício de se ingerir uma maior quantidade de fibra alimentar, principalmente fibras de cereais, na prevenção do ganho de peso corporal e do aumento da circunferência da cintura.

Nesta pesquisa, o efeito da fibra sobre o ganho de peso corporal, pode ser de relevância para a saúde pública.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR


CRM:20611ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.






Huaidong Du, do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente em Bilthoven, Holanda,

Am J Clin Nutr. Publicado em 16 dezembro de 2009. Abstract

Jornalista

Laurie Barclay, MD

Freelance escritor e revisor, MedscapeCME

aurie Barclay, MD

Nenhum comentário: