27/11/2009

Estar acima do peso na meia-idade aumenta o risco de demência na terceira idade, de acordo com os resultados de um estudo publicado na International Journal of Obesity

Obesidade


Epidemiologia


Obesidade: O excesso de peso como um fator de risco para a demência Investigação de Destaque
Estar acima do peso na meia-idade aumenta o risco de demência na terceira idade, de acordo com os resultados de um estudo publicado na International Journal of Obesity. Essa observação baseia-se em inquéritos anteriores, os mesmos pesquisadores sobre o efeito contributivo da diabetes mellitus tipo 2 sobre o risco de demência e função (indice de massa corporal) sobre a ação cognitiva reduzida(raciocinio).


Linda Hassing e colegas analisaram dados coletados pelo registro gêmeo sueco, que foi iniciado na década de 1950. O IMC (indice de massa corporal) foi calculado para 1.152 participantes que tinham entre 45-65 anos em 1963, estas medidas foram utilizados para prever demência incidentes 40 anos depois.


Análises de regressão indicaram que homens e mulheres que estavam acima do peso na meia-idade (IMC 26,5 kg / m2) Tinham um risco elevado de demência, a doença de Alzheimer e demência vascular. A correlação entre IMC( indice de massa corporal) e demência vascular não foi estatisticamente significativa após o controle para a influência do diabetes mellitus e doenças vasculares. Em contraste com sobrepeso, sendo na meia-idade ainda era um fator de risco estatisticamente significativo para a doença de Alzheimer, mesmo após o controle de diabetes e doença vascular. O mesmo padrão foi observado em homens e mulheres, e assim contradizer as conclusões de estudos anteriores que encontraram um risco aumentado de demência em mulheres.


Hassing efetuou um plano da equipe para investigar se o excesso de peso afeta o desempenho cognitivo(raciocinio)


entre indivíduos não diagnosticados clinicamente como tendo demência. "Nossas análises indicam que o excesso de peso na meia-idade também está relacionada à redução da função cognitiva(


raciocinio) em idosos sem demência".

 
NOSSA OPINIÃO: O que temos observado é que em se considerando a deterioração da quantidade de sangue insuficiente que com o passar dos anos ocorre em pacientes que acompanho clinicamente , provavelmente seja mais um fator que venha a contribuir para a evolução dos artigos extraídos da Nature review, e com certeza esta longe de serem os únicos.




DR.JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611


ENDOCRINOLOGISTA


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930

ENDOCRINOLOGISTA




 
 
 


Contato:



Fones: 55 11 5087-4404 ou 5087-4405


Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122


Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002


e-mails: drcaio@vanderhaagenbrasil.com


drahenriqueta@vanderhaagenbrasil.com


vanderhaagen@vanderhaagenbrasil.com


Site Clinicas Caio: http://drcaiojr.site.med.br/











Nenhum comentário: