27/11/2009

O colorido que faza muitooo bem,comer alimentos com cores variadas de traz uma ótima qualidade de vida,faz bem e muito bem!!!

As cores dos alimentos é uma ótima opção para escolher uma alimentação saudável na qual deve ser composta de boas doses de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, minerais e vitaminas. Além de oferecer uma atraente e belo visual para o seu prato, a variedade é a palavra chave, para isso necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e sem exclusões.



Uma dieta colorida não é uma simples dieta, é uma reeducação alimentar.


Comer todas as cores de alimentos todos os dias é fundamental, para quem quer perder ou manter peso, e principalmente se manter saudável e jovem por mais tempo; já que é nos alimentos coloridos e cheios de vitaminas que encontramos as substâncias que combatem os radicais livres.


Todos os alimentos são importantes, desde que faça parte de uma dieta balanceada. È importante que sua alimentação diária tenha as quantidades de vitaminas, minerais, macros e micros nutrientes o mais próximo possível do adequado e para isso quanto mais colorido for seu prato maior a possibilidade de estar se alimentando corretamente.


Em geral os alimentos que possuem a mesma coloração, possuem a mesma linha de vitaminas, sais minerais e funções dentro do organismo, uma mais outra menos. Os pratos pálidos como são chamados, se consumidos constantemente aceleram o processo de envelhecimento e predispõe o organismo a várias doenças assim como: colesterol ruim LDL, câncer e diabetes.


Nas refeições monocromáticas (uma única cor) na maior parte das vezes o bege é a cor predominante, assim como macarrão ou pão.


Os pigmentos coloridos dos vegetais e frutas protegem nossas células contra a ação dos radicais livres, fortalecem o sistema de defesa, previnem as doenças cardiovasculares, favorecem o equilíbrio da flora intestinal e previnem contra doenças crônico-degenerativas.







OS ALIMENTOS SÃO DIVIDIDOS EM SEIS GRUPOS DE CORES:


Branco (Fortalece): A cor branca é dada pelo pigmento flavina. A presença dessa substância indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitaminas B6 e outros nutrientes. Favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas; fontes de potássio e cálcio contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos


Ex: banana, batata, couve-flor, feijão branco leite, alho cebola, chuchu, cogumelo, maçã, goiaba branca, mandioca, nabo pêra, rabanete, pinha e algas marinhas.


Vermelho (Energiza): Rico em licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado á vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante. São indicados contra depressão, cansaço, falta de desejo sexual, no tratamento do stress e previne o câncer.


Ex: beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba vermelha, morango melancia, nectarina, pimentão vermelho, pitanga, tomate, romã.


Amarelo ou Laranja (Reforçam as defesas): O tom amarelo ou alaranjado vem do betacacoteno ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão, fortalecem o sistema de defesa e atua no metabolismo das gorduras. Alguns destes alimentos previnem o câncer de mama. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.


Ex: mamão, cenoura, laranja, milho, abóbora, abacaxi, ameixa, caju, carambola, damasco, limão-cravo, manga, maracujá, melão, nêspera, pêssego, tangerina, pimentão amarelo.


Verde (Limpa o organismo): O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerada um potente energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege o cabelo e a pele, impede que o organismo absorva as substâncias químicas. Comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia, potencializa alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.


Ex: abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.



Marrom (Regula o intestino): Ricos em fibras, os alimentos de cor marrom regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer. Também ajudam a controlar o colesterol ruim LDL e os diabetes e melhoram a flora intestinal. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitaminas E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra fadiga, ansiedade e depressão.


Ex: soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha, nozes, amêndoas, amendoim, aveia integral, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, linhaça, gergelim, feijão, pão integral, pinhão, tamarindo.




Preto ou Roxo (Retardam o envelhecimento e cuidam do coração): Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado á presença de vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de vitamina B1 pode levar á perda de apetite, redução de peso e até á anorexia (um desvio de comportamento alimentar que pode até mesmo levar á morte). Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético, auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração, contém boa quantidade de ferro.


Ex: ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho roxo, alcachofra, amora, berinjela, feijão preto, figo.


Quanto mais colorido for seu prato, maior o teor de nutrientes, a variedade de vitaminas e benefícios ao seu corpo.




DR.JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611


ENDOCRINOLOGISTA


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA


EDNA ARENAS BARBOSA


NUTRICIONISTA.











Nenhum comentário: