10/11/2009

O chocolate não leva apenas a obesidade ou ao sobrepeso cria habitos como qualquer substância viciante conforme o artigo abaixo,publicado pela revista Science



Bolo de Chocolate: a nova heroína?
É claro que não apesar Teobromina que o chocolate contém e que é da mesma família dos Alcalóides.

Se você está constantemente efetuando dietas novas, então ao interromper, você pode ter mais em comum com um viciado em drogas do que você pensa. Um novo estudo sugere que assim como yo-yo (vai e volta) em uma dieta experimental é tão estressante, assim como as drogas retiradas de um viciado.

A idéia de que a má alimentação pode ser viciante não é nova. Mas os estudos anteriores tendiam a se concentrar no lado do reforço positivo da equação - por exemplo, a corrida "agradável", você começa a comer bolo de chocolate. "Esta é apenas parte da história", diz Pietro Cottone, um neurocientista da Universidade de Boston e co-autor do novo estudo. O cérebro também possui um sistema de reforço negativo que causa ansiedade e estresse durante a retirada. Ao invés de usar drogas para a corrida, ele diz, os viciados em drogas fazem para aliviar o estresse associado com a retirada. Dietas muitas vezes seguem o mesmo padrão de abstinência e recaída de viciados em drogas, assim Cottone et all. Queriam verificar se seus circuitos cerebrais estavam envolvidos.

Os pesquisadores deram a um grupo de ratos acesso ilimitado aos alimentos de ratos regular por 5 dias, seguido por 2 dias de doces, chocolate. ( "Eles gostam muito", diz Cottone.) A equipe repetiu este ciclo de 7 semanas e compararam o consumo dos ratos alimentados por chocolate e seu comportamento alimentar, com a de um grupo controle de ratos que tiveram acesso apenas a ração padrão.

Os ratos controle (que não comeram chocolate) aproximadamente a mesma quantidade de comida todos os dias, mas comparados com os ratos do grupo experimental que comiam chocolate. Pela quinta semana, os animais experimentais foram comer cerca de 20% a mais quando tinham acesso à comida de chocolate do que os ratos do grupo controle comeu. E quando ele foi substituído com comida normal, eles comiam menos, cerca de 30% a menos por semana. Como o estudo progredia, o efeito tornou-se mais forte. Além do mais, os ratos que foram retirado o chocalate gastou menos tempo nas partes expostas de um labirinto especialmente concebidos (preparado), significando uma medida de maior ansiedade. Quando a ração de chocolate foi devolvido, a ansiedade desapareceu.
Os investigadores suspeitaram que a ansiedade foi o resultado do fator liberador da corticotropina (CRF), um hormônio envolvido na resposta do cérebro ao estresse. Estudos anteriores demonstraram que esta molécula desempenha um papel na retirada de drogas e álcool. Na verdade, quando os pesquisadores deram aos ratos uma droga para bloquear seus receptores do fator liberador de corticotrofina( CRF), os animais comeram menos chocolate e mais comida normal. Eles também sofreram menos retirada associada a ansiedade. Experiências posteriores revelaram que os ratos expressa cinco vezes mais do CRF durante os períodos de sua retirada do que durante os seus períodos de compulsão alimentar.


Esta é a primeira vez que o sistema de receptores do fator liberador de corticotrofina (CRF) tem sido implicada na dependência alimentar, oferecendo um alvo potencial da droga. Drogas para bloquear os receptores fator liberador de corticotrofina(CRF) no cérebro estão sendo desenvolvidos atualmente.


"Este é um estudo brilhante", afirma Markus Heilig, psiquiatra do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo em Bethesda, Maryland, que estudou o papel do receptores do fator liberador de corticotrofina (CRF) na dependência do álcool. "[Dieta] intermitente não é uma boa idéia, isso parece indicar". Na verdade, Heilig diz, queo estudo sugere dieta em série de longo prazo podem conduzir a biologia do cérebro em um estado em que um indivíduo experimentará um aumento ansiedade para o alimentos comum. Se você está falando sobre álcool, drogas, ou mesmo de alimentação não saudavel, diz ele, quanto mais vezes você tiver recaída, mais stress você ira sentir durante a retirada, e o mais difícil é ficar sem utilização. "Esse é o círculo vicioso", diz Heilig.

Nossa Opinião: É uma nova situação, é uma observação cientifica inportante, isto porque até o momento não havia sido feito esta ligação nessas situações com os com os fatores liberadores de corticotrofia( CRF), embora na prática se observava algo de diferente ao se ingerir o chocolate que é rico em TEOBROMINA que é um alcaloide, que também interfere no Sitema Nervos Cental levando assim como outros alcalóides ao hábito. Entretanto o grupo de pesquisadores efetuaram a havaliação especifica ao estudar os fatore liberadores de corticotrofina (CRF), que até então não havia sido feito com substâncias alimentares de bom sabor,mas sem dúvida comprometedoras em nosso organismo por diversos outros motivos também,e em sendo o estudo comparado com outras substâncias que criam hábitos e não são necessariamente alcalóides, abre-se uma nova perspectiva de terapêutica importante, até agora não analizada, realmente é uma situação incrivel em se confimando os estudos que facilitará em muito futuramente, terapêuticas mais especificas em área muito complexa, parabens para os pesquisadores.



Dr.João Santos Caio Junior
Endocrinologista/NeuroEndocrinologista

São Paulo-Brazil



Por Cassandra Willyard


ScienceNOW Daily News


9 de novembro de 2009

Nenhum comentário: