24/11/2009

Não existem dúvidas que as fibras dietéticas oferecem muitos benefícios à saúde e você tem que incluir em sua nutrição pois verá grandes resultados, isto pq ele reduz o risco de Diabetes,de sobrepeso,obesidade,obesidade viceral,hipertensão e doenças cardíacas(SÍNDROME METABÓLICA COM OBESIDADE CONTROLADA)

As fibras alimentares dietéticas são encontradas principalmente em frutas, vegetais, grãos e leguminosas. Na nutrição é mais conhecida por sua capacidade de prevenir ou aliviar a constipação. Mas a fibra alimentar dietética pode oferecer outros benefícios na sua nutrição reduzindo seu risco de adquirir diabetes, doenças cardíacas, síndrome metabólica, diminui a incidência de sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, obesidade abdominal ou obesidade central.


Se você precisar aumentar mais fibra alimentar dietética a sua alimentação, não se preocupe. Aumentar a quantidade que você come todo dia não é difícil. Saiba quanto você precisa de fibra alimentar dietética e as formas de incluir alimentos mais ricos em fibras em suas refeições e lanches.


A fibra alimentar dietética para sua nutrição é volumosa e inclui todas as partes de alimentos vegetais que seu organismo não consegue digerir e absorver. Ao contrário de outros componentes alimentares, tais como gorduras, proteínas e carboidratos - que sofrem quebra no processo de digestão, a fibra alimentar dietética não é digerida por nosso corpo, portanto ele passa praticamente inalterado através do estômago, intestino delgado e em seu colon.

A fibra alimentar dietética é classificada em duas categorias: as que não se dissolvem em água (fibra insolúvel) e as que se dissolvem em água (fibra solúvel).


• A fibra insolúvel promove a circulação de material através do sistema digestivo e aumenta o volume das fezes (bolo fecal), por isso pode ser benéfico para aqueles que lutam contra a constipação intestinal ou dificuldade em evacuar. Farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes e muitos vegetais são boas fontes de fibras insolúveis.
• A fibra solúvel como é solúvel em água ela forma como se fosse um gel. Ela pode facilitar a redução do colesterol total, baixar o mal colesterol (LDL-colesterol) e diminuir os níveis de glicose no sangue, dificulta também o desenvolvimento da Síndrome Metabólica, sobrepeso, hipertensão arterial, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central, diabetes mellitus tipo 2. Você pode encontrar quantidades generosas de fibras solúveis na aveia, ervilha, feijões, maçãs, frutas cítricas, cenoura, cevada, psyllium.



A quantidade de cada tipo de fibra alimentar dietética varia para cada tipo de vegetal diferente. Para seu organismo ter mais benefícios, você deve comer uma quantidade variada de alimentos ricos em fibra alimentar dietética.

NOSSA OPINIÃO:
O que temos observado é que cada vez mais a Síndrome Metabólica,Hipertensão,(pressão arterial Alta),Sobrepeso,Obesidade,Obesidade Viceral,Obesidade Abdominal seja pacientes magros ou obesos tem se caracterizado como uma doença complexa onde existea necessidade da participação de profissionais médicos endocrinologistas medicina interna e para médicos principalmente na area de nutrição com (OBESIDADE CONTROLADA)
Isto ocorre pq cada substância alterada tem efeito sequênciais que irá comprometer outros orgãos o que dificulta o tratamento monoterapico como se acreditava anteriormente.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.









NA SÍNDROME METÁBOLICA OBESIDADE, OBESIDADE VICERAL,OBESIDADE ABDOMINAL,SOBREPESO,OBESIDADE CENTRAL,HIPERTENSÃO ARTERIAL,DIABETES MELLITUS,O BENEFÍCIO DE UMA DIETA RICA EM FIBRAS ALIMENTARES DIETÉTICAS É MUITO SIGNIFICANTE E VISÍVEL,ETC.


A dieta rica em fibra alimentar dietética apresenta uma série de benefícios, tais como:


• Prevenção da constipação: A fibra alimentar dietética aumenta o peso e o tamanho do bolo fecal, tornando-o menos ressecado, fazendo com que passe mais facilmente pelo intestino grosso, reto e ânus. Se você tiver o intestino solto ou fezes aquosas, a fibra alimentar dietética também ajuda a solidificar as fezes, absorvendo a água e aumentando o volume do bolo fecal.


• Diminui o risco de patologias digestivas: Uma dieta rica em fibra alimentar dietética, pode diminuir o risco de ocorrerem determinados problemas, tais como: as hemorróidas,síndrome do intestino irritável e a formação de divertículos na parede do colon.



• Pode reduzir os níveis de colesterol total, mau colesterol (LDL-colesterol) e dos triglicérides: As fibras alimentares dietéticas solúveis encontradas no feijão


• Pode controlar os níveis de açúcar no sangue: particularmente as fibras alimentares dietéticas solúveis podem retardar a absorção do açúcar (glicose) no caso das pessoas com diabetes mellitus tipo 2, podem ajudar a melhorar os níveis de açúcar (glicose) no sangue. Uma dieta rica em fibras alimentares dietéticas, também pode diminuir o risco de desenvolver a Síndrome Metabólica (diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, aumento do mau-colesterol-LDL, queda do bom-colesterol-HDL, aumento de triglicérides, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central.


• Auxilia na diminuição do peso: geralmente os alimentos ricos em fibras alimentares dietéticas exigem mais tempo para mastigar, dando ao seu corpo tempo para registrar quando você não está mais com fome. Uma alimentação com fibras alimentares dietéticas dá a sensação que a refeição é maior e demora mais tempo para ser digerida.As refeições ricas em fibras alimentares dietéticas tendem a ser menos calóricas, significando um menor número de calorias para o mesmo volume de alimento.

• Seu provável efeito sobre o câncer colorretal: é discutível o fato de que a fibra alimentar dietética pode reduzir a incidência do câncer colorretal, alguns estudos não mostram nenhum benefício, outros mostram alguns benefícios e outros ainda mostram muitos benefícios. Se você estiver preocupado em prevenir o risco do aparecimento do câncer colorretal, deve fazer uso de alimentos ricos em fibras alimentares dietéticas e realizar exames freqüentes para a retirada de pólipos do colon que são lesões pré-cancerígenas e assim prevenir o câncer de colon.

È preciso ter consciência da quantidade de fibras alimentares dietéticas que seu organismo necessita.


A Academia Nacional de Ciências-ANC (National Academy of Sciences “ Institute of Medicine”-NASIM que fornece dados para questões de medicina e saúde, dá as seguintes recomendações diárias para adultos:



Nenhum comentário: