23/11/2009

Obesidade vai ultrapassar o álcool como a principal causa de cirrose hepática nas próximas duas décadas, segundo Christopher Hawkey, presidente da British Society of Gastroenterology (CONTROLANDO A OBESIDADE)





Segundo o Prof. Dr. Christopher Hawkey médico experiente, professor e presidente da Sociedade Britânica de Gastroenterologia-SBG (British Society of Gastroenterology-BSG) alertou que a obesidade vai ultrapassar o álcool como principal causa de cirrose hepática em um futuro não muito distante,isto também nós temos observado em nossa clinica devido ao grande aumento de Esteatose Hepática e Cirrose Hepática que também é consequência deste distúrbio grave. Este comentário do professor Christopher Hawkey veio após uma pesquisa de opinião mostrar que cinco em cada seis pessoas desconhece a associação entre cirrose e excesso de peso. Ele disse também que a obesidade é o maior problema a ser enfrentando neste século.Não existe nenhuma dúvida que o problema já se tornou uma epidêmia e a organização mundial de saúde também pensa assim,sendo que o tratamento do paciente obeso é muito mais complexo e abrangente do que as doenças observadas nesta pesquisa de opinião.

A obesidade também vai aumentar o risco de desenvolver vários tipos de tumores malignos, também vai fazer crescer a necessidade de realização de cirurgias no joelho e no quadril e, projetando para o futuro, ultrapassará o álcool como maior causa de cirrose hepática dentro de duas décadas.
A pesquisa da Sociedade Britânica de Gastroenterologia-SBG (British Society of Gastroenterology-BSG) mostrou que, enquanto a maioria das pessoas entendem que a obesidade seja ela viceral ou abdominal etc causa Diabetes Mellitus, hipertensão arterial e infertilidade,não somente na mulher mas também no homem por comprometimento dos hormônios androgênicos(Testosterona no homem) poucos compreendem que ela também pode causar certos tipos de tumores malignos ou problemas hepáticos.
A média de idade para mortes por doenças do fígado é de 59 anos, comparada a idade entre 82 e 84 para mortes para doenças cardíacas, pulmonares e derrames cerebrais.
A cirrose é a quinta maior causa de morte no Reino Unido. Nos últimos 10 anos houve um aumento de cinco vezes nos casos desta doença em pessoas com idades entre 35 e 55 anos.
Para o presidente da Sociedade Britânica de Gastroenterologia-SBG (British Society of Gastroenterology-BSG), a opção mais saudável é comer pequenas porções várias vezes ao dia e reduzir a ingestão de carnes vermelhas ou mesmo deixar de ingeri-las.


NOSSA OPINIÃO:Cada vez mais temos observado na nossa prática médica e que até entaum não tinha grandes explicações mais é um fato claro,que diversas cadeias de Hormônios tinham implicação nas observações citadas pelo professor,isto só vem a complicar e dificultar o tratamento de uma doença que já compromete países ricos e países pobres e conforme a ONU(OMS) é um problema de saúde publica grave.




DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.





Nenhum comentário: