13/10/2009

Relação entre Sono e Obesidade: uma Revisão da Literatura e um conceito que até então nós percebiamos na nossa clinica que agora vem sendo confirmado através de trabalhos revisionais científicos

Relação entre Sono e Obesidade: uma Revisão da Literatura(CONTROLANDO A OBESIDADE)


Resumo:

A diminuição do tempo de sono tem se tornado uma condição endêmica na sociedade moderna,

E a literatura atual tem encontrado importantes associações Epidemiológicas entre o prejuízo do padrão habitual do Sono e a Obesidade.

Com base nisso, apresente revisão analisou o papel do sono e da sua alteração no desencadeamento da obesidade, diversos estudos indicam que os indivíduos que dormem menos têm uma maior possibilidade de se tornarem Obesos, e que o encurtamento do sono aumenta a razão das substancias Grelina-leptina,gerando o aumento do apetite e da fome.Isto pode estar associado à maior ingestão calórica e ao desencadeamento da Obesidade.

Dessa forma, um padrão adequado de sono torna-se fundamental para o controle da massa corporal,

Devendo ser incentivado pelos profissionais da saúde. (Arq Bras Endocrinol Metab 2007; 51/7: 1041 1049)

Vários estudos relacionam a curta duração do tempo de sono com o aumento de massa corporal (IMC) em diferentes populações.

Estudo espanhol realizado em 2000, Vioque e Cols.Mostram a associação inversa,entre Obesidade e duração de sono,24/por cento de hora adicional de sono.

Os autores encontraram que um tempo de sono igual ou inferior a 6 horas por dia, aumentava o risco de Obesidade.

As associações de duração de sono e Obesidade diminuíram depois dos 34 anos...




Nenhum comentário: