06/10/2009

Desde a época do pintor flamengo Peter Paul Rubens nascido em Siegen 28 de julho de 1577 até a concepção de obesidade teve uma reviravolta com Twigg a primeira top model que revolucionou com estilo sem sobrepeso e com beleza

O perfil atual de homens e mulheres começou na década de 60 com Lesley Hornby, antigamente Twiggy Lawson, mas conhecida como Twiggy nascida na Inglaterra e considerada a primeira Top Model do mundo.
Sua imagem andrógena e magérrima e pequena com cabelos loiros muito curtos e imensos olhos realçados por camadas de rímel e cílios postiços,tornaram Twigg o ícone dos anos 60.
O apelido que alçou ao estrelato vem desse período de tão magrinha(1,67 42kg, 82-59-82),Lesley era chamada de `graveto´ (twig em inglês)
Tanto na Europa como no Estados unidos,justamente por se contrapor ao padrão de beleza feminino dos anos 50,de mulheres voluptuosas e sensuais como Marlin Monroe,fizeram de Twiggy um padrão a ser
alcançado...
É claro que necessariamente não apoiamos este tipo de perfil,até por que não sabemos se seu estado era saudável ou não!
Entretanto o oposto além de ser questionado pela sociedade atual pode ser acompanhado de uma série de fatores que hoje se tornam mais claro, a obesidade através do sobrepeso ou obesidade propriamente dita nas diversas classificações da Organização Mundial de Saúde, é acompanhada de uma série de doenças que até pouco tempo atrás nós médicos, não dávamos importância achando que eventualmente era desleixo ociosidade e até a gula.
Este erro foi reparado no final da década de 80 quando um médico da Universidade de Stanford percebeu em uma observação através de um trabalho clinico que seus pacientes apresentavam quando alterados, em seus pesos, uma série de coincidências ao qual ele denominou a síndrome X(Dr. G.Reaven).
Como sabíamos que uma síndrome é um conjunto de uma série de sinais e sintoma alvoroçou o meio médico principalmente os Endocrinologistas que não davam importância.
Hoje essa síndrome foi rebatizada com o nome Síndrome Metabólica que se constituí por Obesidade acompanhada de Obesidade central ou Abdominal (Barriguinha),alteração de diversos tipos de Colesterol
Hipertensão arterial,Diabetes,desaguando tudo isso sobre o nosso Coração levando infelizmente a uma situação de difícil solução.
Tudo isto é bom que tenhamos em mente que não se trata apenas de um tratamento estético até por que,independente dos sintomas acima descritos não podemos nos esquecer que compromete também
as articulações aumenta o índice de cânceres que os acompanham e que infelizmente evoluem com o passar do tempo...
Sem considerar a carga genética de cada um de nós.




Nenhum comentário: