20/01/2010

Endocrinologia-Nutrição que previnem doenças muito graves!!!

Alimentos Funcionais


Cura ou prevenção de doenças pode estar... na feira!

"...alimento funcional é todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da alimentação normal, produza efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem prescrição médica."

Portaria 398 de 30/04/1999, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

Há cada vez mais interesse dos cientistas – e da ciência- no estudo da importância dos alimentos para a saúde e sua relação com a prevenção de doenças. É, de fato, mais barato prevenir do que tratar e a disseminação de informações sobre meios práticos e baratos de prevenção de doenças é uma forma de levar a um grande número de pessoas a possibilidade de uma saúde melhor.

Alimentos funcionais, portanto, são justamente aqueles que estamos deixando de consumir, devido à modernização e a necessidade de praticidade em nosso dia-a-dia: vegetais, frutas, peixes, etc.

Não é exagero o que é costumado sugerir a pacientes: voltar ao passado e cultivar uma pequena horta para consumo próprio. Estudos recentes indicam benefícios de alimentos como:

Alho reduz colesterol e pressão arterial, além de ser anti-cancerígeno

Chá verde anti-cancerígeno

Repolho, brócolis, couve e couve-flor previnem o câncer de mama

Frutas cítricas anti-cancerígenas

Cereais reduzem o colesterol e o risco de câncer cólo-retal e gástrico

Tomate antioxidante, reduz o acúmulo de gordura nas paredes das artérias e anti-cancerígeno

Soja reduz colesterol e triglicérides, previne câncer de mama, cólon, reto, estômago e próstata, reduz sintomas da menopausa e osteoporose

Uvas e vinho Reduzem a incidência de doenças cardiovasculares e anti-cancerígeno

Peixes Reduzem a incidência de doenças cardiovasculares, melhora sistema imunológico e são anti-cancerígenos.Uma alimentação balanceada e equilibrada, portanto, deve conter boas porções dos alimentos acima. E não se esqueça que adquirir novos hábitos pode ser decisivo para sua saúde e bem-estar:

o alimentação saudável.

o abandonar o fumo.

o reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas regularmente.




DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930 


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.

Dieta Anticelulite você pode pensar que é simples entretanto essa dieta pode te ajudar a combater o excesso de celulite



É fundamental que você saiba exatamente o que é celulite: trata-se de um depósito de células gordurosas, cheias de água e de toxinas.

Como uma esponja, essas células retêm água. As toxinas deveriam ter sido eliminadas das células pela circulação sangüínea e do corpo pelos processos normais de eliminação, ou seja, transpiração, urina ou excreção, mas um ou mais desses sistemas de eliminação não está funcionando bem.

Uma das causas pode ser o consumo exagerado de alimentos pesados, mas não nutritivos, assim como a ingestão insuficiente de água ou falta de exercícios.

Um outro fator que pode agravar seriamente essa situação é a tensão nervosa que paralisa os órgãos, impedindo seu funcionamento normal.

Além de um bom programa de exercícios, é preciso fazer uma dieta.

Não se trata de um regime comum, mas de uma dieta planejada para ajudar seu corpo a se livrar dos detritos tóxicos. A purificação e eliminação são as suas metas primárias, não a perda de peso. Por isso, antes da diminuição de calorias, ela exige alimentos de fácil digestão e que ajudem o corpo a "queimar" os materiais de sobra. Alimentos pesados, que tendem a sobrecarregar o fígado dificultando a digestão, são proibidos.

O QUE VOCÊ PODE COMER

Legumes: Procure comer uma boa quantidade deles crus.

Frutas: sempre frescas

Saladas: temperadas com óleo vegetal

Queijos: qualquer tipo não muito gorduroso

Iogurte: apenas o natural (se quiser com frutas, acrescente frutas frescas)

Leite: de preferência desnatado.

Carnes, peixes e frangos: apenas carnes magras, cozidas ou assadas, consumidas moderadamente.

Água: de 6 a 8 copos por dia.

Os principais elementos da dieta anticelulite são as frutas e os legumes frescos. Carnes, peixes e aves devem ser consumidos apenas uma vez por dia. Diminua o sal o máximo possível e evite tomar líquidos durante as refeições. Quanto a pão e massas, se você for uma pessoa de peso normal, poderá comê-los moderadamente. Mas, se estiver acima do peso, é importante evitá-los.


SEU INIMIGO, O SAL

O seu exagerado do sal pode contribuir para a formação de celulite. É muito importante, portanto, que a ingestão de sal seja restringida o mais possível, para facilitar a eliminação dos líquidos. Isso significa não só evitar salgar demais os alimentos como evitar os naturalmente salgados, como anchovas, picles, bacon etc.




SUA AMIGA, A ÁGUA

A água é fundamental na luta contra a celulite. Quanto mais água você tomar, tanto mais ativos serão os seus rins na limpeza de seu corpo, eliminando os resíduos pela urina. A dose diária de água deve ser de seis a oito copos sempre tomados entre as refeições.




UM ALIADO ESPECIAL

Um de seus maiores aliados na luta contra a celulite é o iodo. Ele é a matéria - prima que dá energia à tireóide, a glândula que determina o índice do processo metabólico que queima o alimento para transformá-lo em energia. Essa combustão é importante porque qualquer alimento que não seja queimado de maneira apropriada pode acabar sendo armazenado como gordura indesejável, levando à celulite. Muitos alimentos deliciosos são ricos em iodo. Tente incluí-los regularmente na dieta : alcachofra, agrião, alface, alho, aspargo, arroz integral, banana, batata, cebola, cenoura, ervilha, espinafre, frutos do mar, gema de ovo, morango, nabo, pêra, repolho, tomate, uva, vagem.

CUIDADO COM OS PETISCOS

Quase todo mundo tem dificuldades em restringir o hábito de comer apenas às refeições. E são justamente esses petiscos beliscados entre as refeições, são os principais causadores da celulite e, também, do excesso de peso. Os seguintes alimentos não atrapalharão você na luta contra celulite: frutas, iogurte, legumes crus e leite desnatado.

Estes são os "poluentes".

Alguns alimentos devem ser evitados a qualquer preço. São eles os grandes responsáveis pela "poluição" do seu corpo:

anchovas, azeitonas, batata frita, bacon, Ketchup, Chucrute, carne de porco, chocolate, enlatados, frituras em geral, frutas oleaginosas, lingüiça, maionese, peixes /carnes defumadas, picles, pizza, refrigerantes, salame e salsicha.

Apesar de não ser estritamente proibido como os alimentos acima, o café deve ser tomado com moderação: não mais que 2 xícaras por dia, de preferência fraco.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO



MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.

Qualidade de Vida Alimentação Equilibrada + Atividade Física + Lazer


Você tem saudade de uma época em que sobrava tempo para uma caminhada no fim da tarde, a poluição ainda não assustava, sua alimentação era muito mais variada, sua saúde não o preocupava, seu emprego lhe garantia uma poupancinha extra no final do mês e, pelo menos uma vez por mês, o cinema era um programa garantido?

Se este é o seu caso ou se pelo menos for semelhante, comece a compreender a expressão "Qualidade de Vida". É uma maneira de avaliar o resultado das suas atitudes em relação ao seu corpo, à sua vida, a você mesmo. São vários os fatores que terão causado uma perda de Qualidade de Vida. Provavelmente os mais comuns são velhos conhecidos seus:

• Aumento do stress (Perdeu o emprego? Morreu alguém? Brigou com o companheiro?...).

• Tabagismo (Quantos cigarros tem consumido por dia?).

• Poluição (Há quanto tempo você não passeia no meio de um bosque?).

• Menos tempo para exercícios (Nem para o futebol aos domingos sobra tempo..).

• Menos tempo para lazer (Quando foi a última vez que você levou a família ao Jardim Zoológico?).

• Alimentação mais rápida e de menor qualidade.

• Aumento da carga horária do trabalho.




Ainda há tempo para uma mudança em seus hábitos. É incrível como apenas com a modificação de algumas atitudes corriqueiras como vícios alimentares, podemos diminuir em muito os riscos de desenvolver ou agravar doenças como as cardíacas, gastrointestinais, hipertensivas, câncer de mama e de intestino, entre outras. A presença de doenças como estas, em qualquer estágio, significa um grande prejuízo à sua Qualidade de Vida. Apesar de já "estarmos acostumados" a uma rotina que talvez inclua hábitos não-saudáveis como a ingestão exagerada de alimentos gordurosos e açúcares, além da baixa ingestão de frutas e verduras ou o hábito de fumar, o conhecimento de que estas atitudes -e outras- estão minando nossa saúde já deveria ser suficiente para uma verdadeira revolução em nossa maneira de viver.

Outro hábito que a vida moderna nos roubou foi o da prática de atividades físicas. Enquanto o homem das cavernas caminhava quilômetros para buscar comida, o homem "evoluído" apenas caminha, lentamente, até a geladeira. A ciência demonstra que o hábito de praticar exercícios regularmente, mesmo de intensidade moderada, pode compensar aquela fantástica supressão de hábitos saudáveis ao longo da história da humanidade. A obesidade já é considerada uma epidemia pelos órgão relacionados à saúde no mundo inteiro e este é o primeiro benefício relacionado à pratica de atividades físicas: o controle do peso e das doenças relacionadas ao seu excesso, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes etc. Outros efeitos ainda são caracterizados, como a diminuição do stress e a sensação de bem-estar.




E, por fim, o último componente desta equação de que resulta o índice de Qualidade de Vida: o Lazer. São aqueles momentos em que nos dedicamos a sair da rotina e fazer algo que nos cause prazer, relaxamento, alegria, descontração: ler um livro, assistir um filme, passear no parque, tomar um banho de cachoeira, jantar com amigos... são momentos em que recarregamos nossas baterias e nos preparamos para enfrentar a inevitável correria do dia-a-dia.

No entanto, antes de sair correndo desesperadamente, saiba que existem profissionais justamente para orientá-lo nesse momento:

Uma Nutricionista, ela estudará seus hábitos e gostos para prescrever numa dieta, o cardápio adequado a seu tipo físico e suas atividades. Existe uma distribuição ideal para cada nutriente e para cada refeição. Procure conhecer a que melhor vai contribuir para a sua saúde e bem-estar.

O Professor de Educação Física, ele é o profissional indicado para estudar suas aptidões, potenciais e limitações físicas e prescrever atividades na intensidade e duração adequadas a você. Ele vai orientá-lo, estimulá-lo e criar parâmetros para avaliar seu desempenho e sua evolução.

De qualquer forma, aqui vão algumas dicas:

• Caso esteja acima do peso, você deverá diminuir a ingestão de calorias; porém é muito importante uma dieta nutricionalmente equilibrada, ajustada a cada pessoa.

• Produtos como suplementos nutricionais podem ser prejudiciais se utilizados indiscriminadamente e devem ser prescritos por médicos ou nutricionistas habilitados.

• Evite doces, frituras, leite e carnes gordurosas, excesso de sal e bebidas alcoólicas.

• Dê preferência a frutas e vegetais, carne de aves e peixes, sucos naturais, alimentos assados, cozidos e grelhados.

• Inicie seu programa de condicionamento físico após a liberação de seu médico e sob a supervisão de um Professor de Educação Física. Caso tenha mais de 35 anos, é indicada a realização de um eletrocardiograma de esforço.

• Não pratique exercícios em jejum.

• Faça uma avaliação física, ela vai indicar seu estado físico geral e estabelecer seus objetivos.

• Reserve um tempo de seu dia para você, e aproveite-o!

• Incorpore estas mudanças em sua vida.


DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR


CRM:20611ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO

 
MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.




Uva Tannat a mais adequada

O PODER DAS UVAS PARA SUA SAÚDE


Um copo de suco de uva (150ml) no almoço e outro no jantar ou um cálice de vinho tinto ao dia, ajudam a prevenir a obstrução das artérias coronárias. Pesquisas revelaram que as substâncias químicas encontradas nas uvas ajudam a dilatar as artérias e consequentemente, podem reduzir a pressão sanguínea.

Do ponto de vista terapêutico, trata-se de um suco poderoso, podendo: fornecer energia, estimular as funções hepáticas, combater a acidez sanguínea, estimular o sistema digestório acelerando o metabolismo; e ainda pode ser utilizado em dietas de emagrecimento pois desintoxica o corpo de várias maneiras.

O suco desta poderosa e deliciosa fruta é rico em vitaminas, minerais e contém cerca de 20 antioxidantes, conferindo-lhe também sua eficácia no combate ao envelhecimento.

Os antioxidantes encontram-se nas sementes e cascas e quanto mais vibrante a cor, maior será seu poder de combate aos temíveis radicais livres produzidos em nosso corpo. Isto significa que as vermelhas e roxas são as mais poderosas.

O importante nesses trabalhos é a conscientização acerca do hábito nutricional saudável, visto que, o consumo de antioxidantes deve ser incorporado na alimentação diária e seus benefícios são evidentes no consumo a longo prazo.


DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.



Fonte:Nutricionista Anna Christina  Castilho Imen

ACABE COM A PRISÃO DE VENTRE

Muitas vezes aparece um volume extra no abdômen por causa do intestino preso. Mas dá para amenizar colocando na sua dieta alguns alimentos que ajudam a combater o problema... .


Abacaxi - Possui bromelina, substância que irrita a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involuntárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão).


Ameixa-preta - Contém sorbitol, componente com efeito laxativo muito eficiente. Por isso, nada de exageros!


Cereais integrais - Aveia, arroz, pão e macarrão integrais possuem boa quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal. Também dão sensação de saciedade. O farelo de trigo, por sua vez, aumenta e amolece o bolo fecal.


Iogurte - Com lactobacilos, microorganismos que mantêm e recuperam a flora intestinal.

Laranja com bagaço - Não adianta só chupar a fruta ou tomar o suco. As fibras se concentram no bagaço.


Maçã com casca - A fruta possui fibras solúveis (em contato com água, aumentam a massa fecal) e insolúveis, o que é benéfico.


Pipoca - Alimento riquíssimo em fibras que facilitam os movimentos peristálticos (essenciais para a evacuação).





Vegetais - Alface, agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula... . Todos contêm muitas fibras.




DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611




ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.




EDNA ARENAS BARBOSA
CRN:14329



NUTRICIONISTA-DIETAS PERSONALIZADAS- IMPEDANCIOMETRIA


SÃO PAULO




 fonte:

 Revista Corpo A Corpo

Endocrinologia-Nutrologia



A coca cola apesar de ser uma substância que hidrata existe uma serie de problemas se consumida sem moderação!!!

Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas em regime. É o que mostra um estudo na Universidade de Washington. Falta de água é o fator nº 1 da causa de fadiga durante o dia. Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água >por dia poderia aliviar


significativamente as dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males.

Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar uma tela de computador ou uma página impressa. Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de câncer no cólon em 45%,pode diminuir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga. Você está tomando a quantidade de água que você deveria >todos os dias?

COCA-COLA

Em muitos estados nos EUA os patrulheiros rodoviários carregam dois galões de

Coca-cola no porta-malas para ser usado na remoção de sangue da pista depois de um acidente. Se você puser um osso em uma tigela com Coca-cola ele se dissolverá em 2 dias. Para limpar privadas: despeje uma lata de Coca-cola dentro do vaso e deixe a "coisa" decantar por uma hora e então dê descarga. O ácido cítrico na Coca-cola remove manchas na louça do vaso. Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis: esfregue o pára- choque com um chumaço de papel de alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com coca- cola. Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis: despeje uma lata de Coca-cola sobre os terminais e deixe fervescer sobre a corrosão.

Para soltar um parafuso emperrado por corrosão: aplique um pano encharcado com Coca-cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.

Para remover manchas de graxa das roupas: despeje uma lata de Coca-cola dentro do tanque com as roupas com graxa, adicione detergente e bata em ritmo regular. A Coca-cola ajudará a remover as manchas . A Coca-cola também ajuda a limpar o embasamento do pára-brisa do seu carro.

Para sua informação: O ingrediente ativo na Coca-cola é o ácido fosfórico. Seu pH é 2.8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuidor para o aumento da osteoporose. Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê o aparecimento de osteoporose em crianças a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: excesso de Coca-cola, por falta de orientação dos pais. Para transportar o xarope de Coca-cola, os caminhões comerciais devem ser identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos. Os distribuidores de Coca-cola têm usado a coca para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos. Mais um detalhe: A Coca Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado, por causa da

Combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso. A pergunta é: "Você gostaria de um copo de água ou um copo de Coca-Cola?"


Fonte:

Dr Renato de Medeiros Silva
Ortopedia / Medicina Natural




DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.

As CARNES VERMELHAS devem ser consumidas com moderação!!!



Gordas: cupim, picanha, costela e bisteca bovina.
Magras: coxão mole, fraldinha, alcatra, patinho, filé mignon, músculo.

Como cortar a gordura??
Cortes de carne magra que não precisam ter a gordura retirada pelo consumidor: patinho, músculo, miolo da paleta, peixinho, coxão mole.
Cortes que após a retirada da gordura visível resultam em carne magra: contra filé, acém, lagarto, maminha, miolo de alcatra, fraldinha.
Cortes que, apesar de terem gordura entremeada, ficam com menos de 1de lipídios após a remoção da gordura externa: picanha, coxão mole Cortes com mais de 10% de lipídios em gordura entremeada, impossível de remover fisicamente: peito, costela, cupim.



DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.



Endocrinologia-nutrologia

Fonte:www.sic.org.br

08/01/2010

OBESIDADE CONTROLADA – COM NUTRIÇÃO ADEQUADA EXISTEM ALIMENTOS QUE SUGAM E QUE REPÔEM A ENERGIA, BEM COMO, ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA O VERÃO !!!

Existem alguns alimentos de difícil digestão que podem prejudicar no fornecimento de energia durante a prática de atividade física, prejudicando assim o rendimento final da série de exercícios. Assim como carne de porco, feijoada ou carnes vermelhas (churrasco), ou seja, uma refeição pesada; isso porque demoram no processo de digestão; o fluxo sanguíneo estará voltado para a digestão destes alimentos e isso faz com que haja uma demora no fornecimento de energia ao organismo, isto também ocorre no verão principalmente.


No verão, pode-se usar outros tipos de alimentos que favorecem na produção de energia para a prática de atividade física aumentando o rendimento e são mais leves.

Para repor energia, principalmente após esforço físico devemos comer: arroz, mandioca, macarrão, carboidratos em geral, principalmente integrais. Comer verduras, legumes, frutas, carne vermelha magra, frango e peixes de superfície, isto é, os de escama, por serem de fácil digestão, o ovo desde que não seja em excesso pois este possui uma quantidade significativa de colesterol ruim (LDL – colesterol), evitar frituras, e doces em excessos. Divida esses alimentos nas refeições diárias, e procure não ficar um longo período em jejum.




Outro alimento que fornece energia instantânea para o corpo é o mel; este em questão de segundos é absorvido pelo organismo que irá para a circulação sanguínea de imediato fornecendo assim uma energia rápida ao organismo. Mas é bom lembrar que deve ser consumido em pequena quantidade antes da prática de atividade física, isso porque é um alimento altamente calórico e pode engordar, levando ao sobrepeso, obesidade, obesidade visceral ou abdominal, obesidade central.

Antes da prática de atividade física recomenda-se uma alimentação mais leve, principalmente no verão.

È de suma importância ressaltar que não se deve praticar atividade física com o estomago totalmente vazio isso fará que o organismo tenha uma queda de energia comprometendo o rendimento final. É um grande engano as pessoas acharem que se praticarmos exercícios físicos de estomago vazio terá um gasto maior de calorias e emagrecerá mais facilmente, diminuindo ou tendo a obesidade controlada.

Após a atividade física devemos sempre consumir um alimento fonte de proteína; assim como leite, queijos, iogurtes e carnes brancas por serem de digestão mais fácil. E consuma isotônicos tais como água de coco, suco de frutas naturais, alimentos naturais; estes também podem ser ingeridos durante a prática de exercício físico, principalmente no verão pelo aumento da transpiração, para a reposição de sódio, potássio e sais minerais, repondo assim a energia gasta durante o treino e não tenha problemas levando à obesidade controlada ou descontrolada.


DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.


EDNA ARENAS BARBOSA
CRN:14329


NUTRICIONISTA

VERÃO!!!






A DISTRIBUIÇÃO DA GORDURA EM HOMENS QUE APRESENTAM DIFERENTES CIRCUNFERÊNCIAS DA CINTURA, A ATIVIDADE, A INTENSIDADE E A REGULARIDADE DO EXERCÍCIO FÍSICO È IMPORTANTE.


O risco de doença crônica é menor em homens obesos ativos e praticando atividade física, do que em homens obesos inativos e que não praticam atividade física.

Métodos:
A ressonância magnética e espectroscopia foram utilizados para avaliar o tecido adiposo total e regional em 13 homens que eram pequenos, em ativos e com prática de exercícios físicos, em 12 homens que eram magros, inativos e que não praticavam exercícios físicos, em 13 homens que eram obesos, ativos e praticavam exercícios físicos e em 12 homens que eram obesos, inativos e não praticavam exercícios físicos a fim de investigar a hipótese de que a gordura visceral e a gordura no fígado (esteatose hepática) são mais baixas nos obesos que praticam atividade física do que nos obesos que não praticam atividade física. A circunferência da cintura foi utilizada para distinguir homens magros ( 90 cm) de homens obesos

( 100 cm). O consumo máximo de oxigênio foi usado para identificar homens magros (acima da meia idade) e os homens obesos (abaixo da meia idade). Os homens magros praticavam pelo menos 60 minutos de atividade aeróbia vigorosa por semana e os homens obesos não praticaram nenhuma atividade aeróbica regular, moderada ou vigorosa nos últimos 2 anos.


Resultados:
A gordura total não foi significativamente diferente nos homens magros que praticavam regularmente exercícios físicos dos homens magros que não praticavam atividade física, mas a proporção de gordura interna foi significativamente menor (P<0,05) e a proporção de gordura visceral foi quase significativamente menor (P= 0,06) do que em todos os outros grupos. A gordura total não foi significativamente diferente nos obesos com prática de atividade física e nos obesos que não praticavam atividade física, mas a gordura visceral e a gordura do fígado (esteatose hepática) foram significativamente menores nos obesos com prática de exercícios físicos do que nos obesos que não praticavam atividade física (P<0,01). A circunferência da cintura e anos de prática de atividade física explicou 84% da variação na gordura total, a circunferência da cintura e o consumo máximo de oxigênio explicou 70% da variação na gordura visceral e a circunferência da cintura sozinha explicou 25% da variação na gordura do fígado (esteatose hepática).
Conclusão:

Risco de doença crônica pode ser menor porque a gordura visceral e a gordura no fígado (esteatose hepática) são menores em homens que são obesos, ativos e praticam atividade física regularmente.


NOSSA OPINIÃO: está claro que a atividade física é tão importante para o individuo magro ou obeso, mas quando ele é obeso é mais importante ainda porque exerce um certo controle sobre a gordura visceral e a gordura do fígado (esteatose hepática).

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.

Nutrição – Saiba como ganhar massa muscular e fortalecer os músculos




Uma boa forma de ganhar massa muscular é a prática diária de academia no caso musculação com carga de no mínimo 3 kg; com treino de forma crescente (treino em pirâmide) ou seja aumentando gradativamente as cargas e as repetições da séries. O bom da musculação é que se for praticada corretamente, ela nos traz melhorias físicas, ajudando em nossa saúde.


O crescimento de músculo e o ganho de massa muscular é relativo, pois varia do estado hormonal em que a pessoa se encontra, então uns ganham massa muscular em um determinado tempo, e outro já demoram um pouco para estar ganhando.

Para aumentar realmente a massa muscular, é preciso de hipertrofia, que é o crescimento da célula, pois ela que faz os músculos aumentarem de tamanho, quando se pratica musculação. Precisamos também do famoso G.H (que é o hormônio de crescimento, formado por aminoácidos e estimulado por exercícios diários, causada pelo sono e pela hipoglicemia. Também precisa da Testosterona (hormônio sexual masculino) sintetizada a partir do colesterol, insulina, hormônio que atua na absorção de glicose pelas células.





Existem alguns alimentos que ajudam o corpo a criar massa muscular:

Ovo: ele tem o maior nível de proteína, assim como as carnes, porém ele leva vantagem por que contém vitamina B12 o que ajuda na diminuição de gordura e ajuda na concentração muscular. Além disso, o ovo pode ajudar em várias outras coisas como renovar os nossos ossos entre outras. Mas lembre-se que ovos fritos não são bons para se ficar consumindo.

Castanha do Pará, amêndoas e nozes: as amêndoas são cheias de vitamina E que ajuda a combater os radicais contra o envelhecimento, não só amêndoas como os outros alimentos citados devem ser consumidos normalmente 5 unidades antes de cada refeição, mas totalizando apenas 15 unidades no dia.

Salmão: além de ser rico em proteína tem muito Omega 3 o que ajuda na produção de hormônios e assim favorecendo ao crescimento dos músculos. A porção dele deve ser de 3 vezes por semana

Iogurte: é sempre bom ser ingerido após ter feito academia, pois é rico em proteína e carboidrato e assim ele recupera o que os músculos perderam. Ele também possui o ácido linoléico ele que acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura no corpo, ou seja, aumentar a massa muscular. A porção é 1 potes por dia sem açúcar e nem adoçante.

Carne: sempre foi muito utilizada, é muito rica em creatina, o que faz com que você tenha força e também resistência muscular, e, além disso, contêm zinco, proteína, vitaminas B3 e B12. deve-se comer carne 3 vezes na semana em porções moderadas para obter melhores resultados.

Azeite de oliva: contém Omega 6 e com isso consegue diminuir o nível de TNF-Alfa que é uma proteína responsável pelo enfraquecimento e desgaste nos nossos músculos.

Água: é necessária para repor os sais perdidos durante o treino, é sempre importante beber água de 10 em 10 minutos, ou seja, antes durante e após o seu treino.

Café: é muito concentrado em cafeína o que resulta em uma melhora em seus treinos.

Para ajudar no ganho de massa muscular existem também alguns suplementos que podem ser administrados de forma correta sempre recomendada por um profissional Nutricionista na qual este irá passar a dosagem e a forma mais adequada de ingerir.

Você pode tomar Malto Dextrina: o malto é um energético, com um alto teor de glicose da energia e também repõe ou o Whey Protein que ajuda no ganho de massa muscular.

A FIBRA DIETÉTICA PODE AJUDAR A CONTROLAR O GANHO DE PESO CORPORAL E A MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA




A fibra dietética pode ajudar a controlar o ganho de peso corporal e da circunferência da cintura de acordo com pesquisas realizadas e publicadas na edição de 16 de dezembro de 2009 do Jornal Americano de Clínica Nutricional (American Journal of Clinical Nutrition).

“A fibra dietética pode desempenhar um papel de prevenção da obesidade (sobrepeso, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central)”.

“Até o momento pouco se estudou sobre o papel que a fibra nutricional de diferentes fontes exerce sobre a obesidade (sobrepeso, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central) e a circunferência da cintura”.

Este estudo teve como objetivo avaliar a relação da fibra alimentar total, fibras de cereais, fibras de frutas, fibras de vegetais na obesidade (sobrepeso, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central) e na circunferência da cintura. As pessoas avaliadas nesta pesquisa eram saudáveis no início do estudo, tinham idades entre 20 e 78 anos. Foram feitos questionários com a finalidade de obter a informação nutricional.

Foi feito um acompanhamento de cerca de 6 anos e meio com avaliações aleatórias, com outras variáveis dietéticas e estilos de vida.

Frutas e fibras vegetais não foram associadas com a mudança de peso , no entanto o consumo de frutas com fibras vegetais mudou a circunferência da cintura e o resultado foi semelhante ao observado quando da ingestão de fibra alimentar total e fibra de cereais.

Esta descoberta pode reforçar o benefício de se ingerir uma maior quantidade de fibra alimentar, principalmente fibras de cereais, na prevenção do ganho de peso corporal e do aumento da circunferência da cintura.

Nesta pesquisa, o efeito da fibra sobre o ganho de peso corporal, pode ser de relevância para a saúde pública.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR


CRM:20611ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.






Huaidong Du, do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente em Bilthoven, Holanda,

Am J Clin Nutr. Publicado em 16 dezembro de 2009. Abstract

Jornalista

Laurie Barclay, MD

Freelance escritor e revisor, MedscapeCME

aurie Barclay, MD