09/08/2010

Atendendo pedidos a nossa Matéria que saiu noBlog TPM !!!

ASPECTOS RELACIONADOS À TENSÃO PRÉ MENSTRUAL (CICLO DA TPM), REMONTA DEZENAS DE ANOS , MESMO SÉCULOS E ATÉ RECENTEMENTE NÃO POSSUIA O DEVIDO FOCO QUE DEVERIA TER,POIS ESTA SINDROME(CONJUNTO DE SINAIS E SINTOMAS),ALÉM DO DESCONFORTO PARA A MULHER,PODE CAUSAR GRAVES SINTOMAS DE ORDEM PSIQUICA;ENDOCRINOLOGIA,NEUROENDOCRINOLOGIA,CICLO DA TPM,SOBREPESO,SINDROME DE OVARIO POLICISTICO,OBESIDADE,SOBREPESO,OBESIDADE ABDOMINAL,INTRA VISCERAL,CENTRAL.

O CICLO DA TPM, remonta muito tempo,e não há necessidade de enfatizar este tempo, visto que a TPM, está se agravando a cada década que passa e , é facilmente identificável para as mulheres que sofrem deste mal. Entretanto existe alguns fatos descritos pela literatura, que esclarecem detalhes que eventualmente não são de conhecimento de todas as mulheres , bem como dos profissionais relacionados.Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que cada ser humano tem todo o direito de escolher sua prole(numero de filhos),nem tão pouco que seja entendido como uma apologia a grandes proles. A menarca (1ª menstruação) no inicio do século 20, ocorria segundo alguns autores por volta dos 15 anos de idade; no inicio dos anos 50 do século 20 o tempo se reduziu para aproximadamente 12 a 13 anos; no inicio do século 21 tem se registrado nos trabalhos científicos, aproximadamente nove anos de idade. O curioso que em meados do século 18,19 e inicio do século 20, independente de grandes proles (numero de filhos), e aqui vai uma observação: não se tratava apenas de pessoas incultas ou pobres, com uma agravante, na época se constituía família muito sedo, considerando a média de vida baixa em relação à atual, existem relatos de esposos que pouco viram suas mulheres não grávidas. Com a introdução da mulher no mercado de trabalho em mesma condição que homens, o projeto familiar sofreu uma reviravolta no sentido de seu retardamento, além da diminuição do numero de filhos, e provavelmente esta correlacionado ao aumento da TPM ,stress, mais freqüência nas disfunções ovarianas com aumento das menstruações e com síndrome de ovários policísticos.


O termo TPM (TENSÃO PRÉ MENSTRUAL, PELO PESQUIADOR (FRANK,1931),mas foi usado com mais ênfase a partir das descrições feitas por Henry Maudsley na metade do século passado através de suas publicações a respeito; o curioso e importante e que este autor correlacionou a fase cíclica que ficou conhecido como CICLO DA TPM (ciclo pré menstrual), e CICLO DA ATIVIDADE OVÁRIANA. Mais tarde outros pesquisadores conseguiram dar a diagnosis(diagnóstico) e o tratamento.Estes fatos são muito importantes por seu interesse pratico.
Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologista

Dra Henriqueta V.Caio
Endocrinologista

Referencias bibliográficas;

A Modern Approach to the perimenopausal Years

Robert B. Greenblatt, M.D.

Renate Heichecker

Walter de Gruyter

BERLIN – NEW YORK

Theodore B. Schartz,M.D.,

Chief,Medical Service, V.A. Medical Center, Prof. of Medicine University of Washington

Will G.Rayan,M.D Section of Endocrinology and Metabolism

Nenhum comentário: