05/03/2010

ENDOCRINOLOGIA-Nutrição – COLESTEROL: Como a alimentação pode ajudar a diminuir as Câimbras UM TORMENTO QUE SÓ QUEM TEVE PODE DIZER.





Câimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas.


Cãimbras são espamos doloridos que afetam principalmente os músculos das pernas e dos pés. Uma cãimbra geralmente desaparece após alguns minutos. No entanto, a massagem e o alongamento podem acelerar a sensação de alívio e certos tipos de alimentos tais como: banana, damasco, nozes, semente de girassol suco de potame ou de frutas cítricas (laranja, morango, kiwi, limão, abacaxi, tangerina,mixirica) também ajudam a prevenir a ocorrência de câimbras futuras por serem ricos em potássio, isto a Nutrição pode fazerpor você.


A cafeína e a nicotina constringem os vasos sanguíneos, diminuindo assim a circulação para os músculos e contribuino para o aparecimento de cãimbras, as pessoas que têm aumento do colesterol total, aumento do mal colesterol (LDL), aumento de triglicérides, têm um agravamento do problema.


Dentre as pessoas com maiores chances de sofrerem de câimbras nas pernas estão os atletas, que queimam suas reservas de glicogênio através da atividade física intensa e perdem potássio e sal através da transpiração excessiva; indivíduos em tratamento para hipertensão, diabetes que estejam tomando medicamentos bloqueadores dos receptores-Beta ou alguns diuréticos, que aumentam a eliminação de potássio; e mulheres nos últimos meses de gravidez, que também eliminam grandes quantidades de potássio na urina.


Pessoas acamadas ou que permanecem sentadas por longos períodos de tempo geralmente sofrem de câimbras nas pernas.


Algumas pessoas acordam durante a noite com a contração dos músculos da perna; outras sofrem com uma sensação de dor pertubadora, que os médicos denominam de “ Síndrome do Cansaço nas Perna”. Alguns remédios que afetam o sistema nervoso central podem causar este problema. Em alguns casos, medicamentos podem ajudarou levantar, mudar de posição pode proporcionar algum alívio.


Além das medidas dietéticas, os exercicíos físicos regulares para tonificar os músculos e a melhora da circulação é um grande aliado contra as cãimbras.


Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Essa normalmente é causada por:






- Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço)


- Desidratação (atenção para quem usa diuréticos)


- Alterações hidroeletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.


- Gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo)


- Como autoproteção após uma fratura óssea, por exemplo.


- Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia ou diabetes.


- Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias)


- Longos períodos de inatividade, sentado em posição inadequada.


- Alterações estruturais como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho)


- Insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática.


- Deficiência de vitamina B1, B5 e B6


- Anemia


Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologista
CRM:20611
 
Dr Henriqueta V Caio
Endocrinologista
CRM:28930

Nenhum comentário: