27/11/2009

Estar acima do peso na meia-idade aumenta o risco de demência na terceira idade, de acordo com os resultados de um estudo publicado na International Journal of Obesity

Obesidade


Epidemiologia


Obesidade: O excesso de peso como um fator de risco para a demência Investigação de Destaque
Estar acima do peso na meia-idade aumenta o risco de demência na terceira idade, de acordo com os resultados de um estudo publicado na International Journal of Obesity. Essa observação baseia-se em inquéritos anteriores, os mesmos pesquisadores sobre o efeito contributivo da diabetes mellitus tipo 2 sobre o risco de demência e função (indice de massa corporal) sobre a ação cognitiva reduzida(raciocinio).


Linda Hassing e colegas analisaram dados coletados pelo registro gêmeo sueco, que foi iniciado na década de 1950. O IMC (indice de massa corporal) foi calculado para 1.152 participantes que tinham entre 45-65 anos em 1963, estas medidas foram utilizados para prever demência incidentes 40 anos depois.


Análises de regressão indicaram que homens e mulheres que estavam acima do peso na meia-idade (IMC 26,5 kg / m2) Tinham um risco elevado de demência, a doença de Alzheimer e demência vascular. A correlação entre IMC( indice de massa corporal) e demência vascular não foi estatisticamente significativa após o controle para a influência do diabetes mellitus e doenças vasculares. Em contraste com sobrepeso, sendo na meia-idade ainda era um fator de risco estatisticamente significativo para a doença de Alzheimer, mesmo após o controle de diabetes e doença vascular. O mesmo padrão foi observado em homens e mulheres, e assim contradizer as conclusões de estudos anteriores que encontraram um risco aumentado de demência em mulheres.


Hassing efetuou um plano da equipe para investigar se o excesso de peso afeta o desempenho cognitivo(raciocinio)


entre indivíduos não diagnosticados clinicamente como tendo demência. "Nossas análises indicam que o excesso de peso na meia-idade também está relacionada à redução da função cognitiva(


raciocinio) em idosos sem demência".

 
NOSSA OPINIÃO: O que temos observado é que em se considerando a deterioração da quantidade de sangue insuficiente que com o passar dos anos ocorre em pacientes que acompanho clinicamente , provavelmente seja mais um fator que venha a contribuir para a evolução dos artigos extraídos da Nature review, e com certeza esta longe de serem os únicos.




DR.JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611


ENDOCRINOLOGISTA


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930

ENDOCRINOLOGISTA




 
 
 


Contato:



Fones: 55 11 5087-4404 ou 5087-4405


Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122


Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002


e-mails: drcaio@vanderhaagenbrasil.com


drahenriqueta@vanderhaagenbrasil.com


vanderhaagen@vanderhaagenbrasil.com


Site Clinicas Caio: http://drcaiojr.site.med.br/











O colorido que faza muitooo bem,comer alimentos com cores variadas de traz uma ótima qualidade de vida,faz bem e muito bem!!!

As cores dos alimentos é uma ótima opção para escolher uma alimentação saudável na qual deve ser composta de boas doses de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, minerais e vitaminas. Além de oferecer uma atraente e belo visual para o seu prato, a variedade é a palavra chave, para isso necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e sem exclusões.



Uma dieta colorida não é uma simples dieta, é uma reeducação alimentar.


Comer todas as cores de alimentos todos os dias é fundamental, para quem quer perder ou manter peso, e principalmente se manter saudável e jovem por mais tempo; já que é nos alimentos coloridos e cheios de vitaminas que encontramos as substâncias que combatem os radicais livres.


Todos os alimentos são importantes, desde que faça parte de uma dieta balanceada. È importante que sua alimentação diária tenha as quantidades de vitaminas, minerais, macros e micros nutrientes o mais próximo possível do adequado e para isso quanto mais colorido for seu prato maior a possibilidade de estar se alimentando corretamente.


Em geral os alimentos que possuem a mesma coloração, possuem a mesma linha de vitaminas, sais minerais e funções dentro do organismo, uma mais outra menos. Os pratos pálidos como são chamados, se consumidos constantemente aceleram o processo de envelhecimento e predispõe o organismo a várias doenças assim como: colesterol ruim LDL, câncer e diabetes.


Nas refeições monocromáticas (uma única cor) na maior parte das vezes o bege é a cor predominante, assim como macarrão ou pão.


Os pigmentos coloridos dos vegetais e frutas protegem nossas células contra a ação dos radicais livres, fortalecem o sistema de defesa, previnem as doenças cardiovasculares, favorecem o equilíbrio da flora intestinal e previnem contra doenças crônico-degenerativas.







OS ALIMENTOS SÃO DIVIDIDOS EM SEIS GRUPOS DE CORES:


Branco (Fortalece): A cor branca é dada pelo pigmento flavina. A presença dessa substância indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitaminas B6 e outros nutrientes. Favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas; fontes de potássio e cálcio contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos


Ex: banana, batata, couve-flor, feijão branco leite, alho cebola, chuchu, cogumelo, maçã, goiaba branca, mandioca, nabo pêra, rabanete, pinha e algas marinhas.


Vermelho (Energiza): Rico em licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado á vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante. São indicados contra depressão, cansaço, falta de desejo sexual, no tratamento do stress e previne o câncer.


Ex: beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba vermelha, morango melancia, nectarina, pimentão vermelho, pitanga, tomate, romã.


Amarelo ou Laranja (Reforçam as defesas): O tom amarelo ou alaranjado vem do betacacoteno ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão, fortalecem o sistema de defesa e atua no metabolismo das gorduras. Alguns destes alimentos previnem o câncer de mama. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.


Ex: mamão, cenoura, laranja, milho, abóbora, abacaxi, ameixa, caju, carambola, damasco, limão-cravo, manga, maracujá, melão, nêspera, pêssego, tangerina, pimentão amarelo.


Verde (Limpa o organismo): O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerada um potente energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege o cabelo e a pele, impede que o organismo absorva as substâncias químicas. Comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia, potencializa alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.


Ex: abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.



Marrom (Regula o intestino): Ricos em fibras, os alimentos de cor marrom regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer. Também ajudam a controlar o colesterol ruim LDL e os diabetes e melhoram a flora intestinal. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitaminas E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra fadiga, ansiedade e depressão.


Ex: soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha, nozes, amêndoas, amendoim, aveia integral, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, linhaça, gergelim, feijão, pão integral, pinhão, tamarindo.




Preto ou Roxo (Retardam o envelhecimento e cuidam do coração): Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado á presença de vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de vitamina B1 pode levar á perda de apetite, redução de peso e até á anorexia (um desvio de comportamento alimentar que pode até mesmo levar á morte). Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético, auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração, contém boa quantidade de ferro.


Ex: ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho roxo, alcachofra, amora, berinjela, feijão preto, figo.


Quanto mais colorido for seu prato, maior o teor de nutrientes, a variedade de vitaminas e benefícios ao seu corpo.




DR.JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611


ENDOCRINOLOGISTA


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA


EDNA ARENAS BARBOSA


NUTRICIONISTA.











24/11/2009

GORDURA MARRON E OBESIDADE - NOVIDADES IMPORTANTES,POIS AJUDA A COMBATER A OBESIDADE,PELA QUEIMA DE CALORIAS-A GORDURA BRANCA SÓ ATUA PARA ARMAZENAR CALORIAS

(OBESIDADE CONTROLADA)

Tecido Adiposo Marron pode agir para combater a obesidade, pela queima de calorias para produzir calor, enquanto a gordura branca atua como um armazenar de energia. Bruce Spiegelman e colegas publicaram na revista Nature no ano passado que as células de gordura marrom estão intimamente relacionados ao músculo esquelético, e que o PRDM16 proteína muscular pode instruir as células-tronco a se tornar as células de gordura marrom. Agora no mesmo laboratório vem a constatação de que PRDM16 trabalhando juntamente com o C / EBP-β e que a expressão desta unidade transcricional é suficiente para induzir uma gordura marrom totalmente funcional em fibroblastos em ratos. Transplante de fibroblastos como em ratos cria uma almofada de gordura marrom, que funciona como um dissipador de glicose. Este trabalho poderia levar a novas abordagens para controlar desordens metabólicas, tais como Obesidade e Diabetes tipo 2.

NOSSA OPINIÃO:
Já a muito tempo se observa que pássaros migratórios como determinados patos,quero-quero, e outras aves apresentam uma grande quantidade de gordura marrom, está substância é responsável pelas grandes migrações de continentes visto que ela promove a queima de calorias necessárias para que façam travessias, obviamente se por acaso colocarmos fatores de atletas que utilizam grandes quantidades de calorias,não será a gordura branca que apenas armazena a caloria que fará com que aconteça uma melhoria e sim a gordura marrom.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.

Não existem dúvidas que as fibras dietéticas oferecem muitos benefícios à saúde e você tem que incluir em sua nutrição pois verá grandes resultados, isto pq ele reduz o risco de Diabetes,de sobrepeso,obesidade,obesidade viceral,hipertensão e doenças cardíacas(SÍNDROME METABÓLICA COM OBESIDADE CONTROLADA)

As fibras alimentares dietéticas são encontradas principalmente em frutas, vegetais, grãos e leguminosas. Na nutrição é mais conhecida por sua capacidade de prevenir ou aliviar a constipação. Mas a fibra alimentar dietética pode oferecer outros benefícios na sua nutrição reduzindo seu risco de adquirir diabetes, doenças cardíacas, síndrome metabólica, diminui a incidência de sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, obesidade abdominal ou obesidade central.


Se você precisar aumentar mais fibra alimentar dietética a sua alimentação, não se preocupe. Aumentar a quantidade que você come todo dia não é difícil. Saiba quanto você precisa de fibra alimentar dietética e as formas de incluir alimentos mais ricos em fibras em suas refeições e lanches.


A fibra alimentar dietética para sua nutrição é volumosa e inclui todas as partes de alimentos vegetais que seu organismo não consegue digerir e absorver. Ao contrário de outros componentes alimentares, tais como gorduras, proteínas e carboidratos - que sofrem quebra no processo de digestão, a fibra alimentar dietética não é digerida por nosso corpo, portanto ele passa praticamente inalterado através do estômago, intestino delgado e em seu colon.

A fibra alimentar dietética é classificada em duas categorias: as que não se dissolvem em água (fibra insolúvel) e as que se dissolvem em água (fibra solúvel).


• A fibra insolúvel promove a circulação de material através do sistema digestivo e aumenta o volume das fezes (bolo fecal), por isso pode ser benéfico para aqueles que lutam contra a constipação intestinal ou dificuldade em evacuar. Farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes e muitos vegetais são boas fontes de fibras insolúveis.
• A fibra solúvel como é solúvel em água ela forma como se fosse um gel. Ela pode facilitar a redução do colesterol total, baixar o mal colesterol (LDL-colesterol) e diminuir os níveis de glicose no sangue, dificulta também o desenvolvimento da Síndrome Metabólica, sobrepeso, hipertensão arterial, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central, diabetes mellitus tipo 2. Você pode encontrar quantidades generosas de fibras solúveis na aveia, ervilha, feijões, maçãs, frutas cítricas, cenoura, cevada, psyllium.



A quantidade de cada tipo de fibra alimentar dietética varia para cada tipo de vegetal diferente. Para seu organismo ter mais benefícios, você deve comer uma quantidade variada de alimentos ricos em fibra alimentar dietética.

NOSSA OPINIÃO:
O que temos observado é que cada vez mais a Síndrome Metabólica,Hipertensão,(pressão arterial Alta),Sobrepeso,Obesidade,Obesidade Viceral,Obesidade Abdominal seja pacientes magros ou obesos tem se caracterizado como uma doença complexa onde existea necessidade da participação de profissionais médicos endocrinologistas medicina interna e para médicos principalmente na area de nutrição com (OBESIDADE CONTROLADA)
Isto ocorre pq cada substância alterada tem efeito sequênciais que irá comprometer outros orgãos o que dificulta o tratamento monoterapico como se acreditava anteriormente.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.









NA SÍNDROME METÁBOLICA OBESIDADE, OBESIDADE VICERAL,OBESIDADE ABDOMINAL,SOBREPESO,OBESIDADE CENTRAL,HIPERTENSÃO ARTERIAL,DIABETES MELLITUS,O BENEFÍCIO DE UMA DIETA RICA EM FIBRAS ALIMENTARES DIETÉTICAS É MUITO SIGNIFICANTE E VISÍVEL,ETC.


A dieta rica em fibra alimentar dietética apresenta uma série de benefícios, tais como:


• Prevenção da constipação: A fibra alimentar dietética aumenta o peso e o tamanho do bolo fecal, tornando-o menos ressecado, fazendo com que passe mais facilmente pelo intestino grosso, reto e ânus. Se você tiver o intestino solto ou fezes aquosas, a fibra alimentar dietética também ajuda a solidificar as fezes, absorvendo a água e aumentando o volume do bolo fecal.


• Diminui o risco de patologias digestivas: Uma dieta rica em fibra alimentar dietética, pode diminuir o risco de ocorrerem determinados problemas, tais como: as hemorróidas,síndrome do intestino irritável e a formação de divertículos na parede do colon.



• Pode reduzir os níveis de colesterol total, mau colesterol (LDL-colesterol) e dos triglicérides: As fibras alimentares dietéticas solúveis encontradas no feijão


• Pode controlar os níveis de açúcar no sangue: particularmente as fibras alimentares dietéticas solúveis podem retardar a absorção do açúcar (glicose) no caso das pessoas com diabetes mellitus tipo 2, podem ajudar a melhorar os níveis de açúcar (glicose) no sangue. Uma dieta rica em fibras alimentares dietéticas, também pode diminuir o risco de desenvolver a Síndrome Metabólica (diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, aumento do mau-colesterol-LDL, queda do bom-colesterol-HDL, aumento de triglicérides, obesidade abdominal, obesidade visceral, obesidade central.


• Auxilia na diminuição do peso: geralmente os alimentos ricos em fibras alimentares dietéticas exigem mais tempo para mastigar, dando ao seu corpo tempo para registrar quando você não está mais com fome. Uma alimentação com fibras alimentares dietéticas dá a sensação que a refeição é maior e demora mais tempo para ser digerida.As refeições ricas em fibras alimentares dietéticas tendem a ser menos calóricas, significando um menor número de calorias para o mesmo volume de alimento.

• Seu provável efeito sobre o câncer colorretal: é discutível o fato de que a fibra alimentar dietética pode reduzir a incidência do câncer colorretal, alguns estudos não mostram nenhum benefício, outros mostram alguns benefícios e outros ainda mostram muitos benefícios. Se você estiver preocupado em prevenir o risco do aparecimento do câncer colorretal, deve fazer uso de alimentos ricos em fibras alimentares dietéticas e realizar exames freqüentes para a retirada de pólipos do colon que são lesões pré-cancerígenas e assim prevenir o câncer de colon.

È preciso ter consciência da quantidade de fibras alimentares dietéticas que seu organismo necessita.


A Academia Nacional de Ciências-ANC (National Academy of Sciences “ Institute of Medicine”-NASIM que fornece dados para questões de medicina e saúde, dá as seguintes recomendações diárias para adultos:



23/11/2009

OBESIDADE CONTROLADA


DEVERIA TER OBESIDADE CONTROLADA APESAR DE MAGRO!!!

Obesidade vai ultrapassar o álcool como a principal causa de cirrose hepática nas próximas duas décadas, segundo Christopher Hawkey, presidente da British Society of Gastroenterology (CONTROLANDO A OBESIDADE)





Segundo o Prof. Dr. Christopher Hawkey médico experiente, professor e presidente da Sociedade Britânica de Gastroenterologia-SBG (British Society of Gastroenterology-BSG) alertou que a obesidade vai ultrapassar o álcool como principal causa de cirrose hepática em um futuro não muito distante,isto também nós temos observado em nossa clinica devido ao grande aumento de Esteatose Hepática e Cirrose Hepática que também é consequência deste distúrbio grave. Este comentário do professor Christopher Hawkey veio após uma pesquisa de opinião mostrar que cinco em cada seis pessoas desconhece a associação entre cirrose e excesso de peso. Ele disse também que a obesidade é o maior problema a ser enfrentando neste século.Não existe nenhuma dúvida que o problema já se tornou uma epidêmia e a organização mundial de saúde também pensa assim,sendo que o tratamento do paciente obeso é muito mais complexo e abrangente do que as doenças observadas nesta pesquisa de opinião.

A obesidade também vai aumentar o risco de desenvolver vários tipos de tumores malignos, também vai fazer crescer a necessidade de realização de cirurgias no joelho e no quadril e, projetando para o futuro, ultrapassará o álcool como maior causa de cirrose hepática dentro de duas décadas.
A pesquisa da Sociedade Britânica de Gastroenterologia-SBG (British Society of Gastroenterology-BSG) mostrou que, enquanto a maioria das pessoas entendem que a obesidade seja ela viceral ou abdominal etc causa Diabetes Mellitus, hipertensão arterial e infertilidade,não somente na mulher mas também no homem por comprometimento dos hormônios androgênicos(Testosterona no homem) poucos compreendem que ela também pode causar certos tipos de tumores malignos ou problemas hepáticos.
A média de idade para mortes por doenças do fígado é de 59 anos, comparada a idade entre 82 e 84 para mortes para doenças cardíacas, pulmonares e derrames cerebrais.
A cirrose é a quinta maior causa de morte no Reino Unido. Nos últimos 10 anos houve um aumento de cinco vezes nos casos desta doença em pessoas com idades entre 35 e 55 anos.
Para o presidente da Sociedade Britânica de Gastroenterologia-SBG (British Society of Gastroenterology-BSG), a opção mais saudável é comer pequenas porções várias vezes ao dia e reduzir a ingestão de carnes vermelhas ou mesmo deixar de ingeri-las.


NOSSA OPINIÃO:Cada vez mais temos observado na nossa prática médica e que até entaum não tinha grandes explicações mais é um fato claro,que diversas cadeias de Hormônios tinham implicação nas observações citadas pelo professor,isto só vem a complicar e dificultar o tratamento de uma doença que já compromete países ricos e países pobres e conforme a ONU(OMS) é um problema de saúde publica grave.




DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.





17/11/2009

Nutrição – Chocolate pode fazer parte de uma alimentação saudável. Tudo depende do bom senso de quem o consome não Exagere!!!!



O chocolate é um dos alimentos mais desejados por crianças e adultos.

Seja porque alivia estresse e ansiedade, supre "carência emocional" ou repõe energia.
O excesso pode pôr fim a mais rígida dieta alimentar, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e de outros males provocados pela obesidade.
As propriedades nutritivas do chocolate: possui vitaminas A, B,C, D e o mineral potássio, sódio, ferro e flúor. Além disso, pode aumentar o nível do hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a serotonina, tornando-se eficaz no combate à depressão e à ansiedade.
Outra substância "positiva" encontrada no chocolate é a feniletilamina, também conhecida como "hormônio da paixão".





O chocolate pode reduzir a pressão arterial, aumentar o bom colesterol (HDL) no sangue, afinar o sangue, entre outras coisas. Os maiores responsáveis por esses efeitos benéficos são os flavanóides, substâncias também encontradas em fartas concentrações na casca da uva e nos chás verde e preto. Os flavanóidess são encontrados em boa concentração apenas nos chocolates amargos com alto teor de cacau ( 70%). O chocolate amargo feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite, contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. Além disso, o cacau contém uma quantidade considerável de ácido oléico, o mesmo no azeite de oliva. "As gorduras monoinsaturadas são "gorduras do bem" e devem representar cerca de 10% do valor calórico total da alimentação diária. Elas protegem as artérias, elevam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL).




Mas todos esses benefícios funcionais do chocolate amargo não se aplicam ao tradicional e ao branco, devido às gorduras saturadas do leite que são acrescentadas no processo de fabricação.
Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que as propriedades nutritivas do chocolate não se transformem em inimigas. Um desses cuidados está em saber escolher o melhor chocolate, a qualidade do produto faz muita diferença. Isso porque, para diminuir os custos de produção, muitos fabricantes adicionam mais gordura hidrogenada ou gordura trans.


Comer chocolate sim, mas com moderação.


Muitas pessoas tornam-se compulsivas. É preciso que os "chocólatras" (viciados em chocolate) tentem conter a ansiedade também com exercícios físicos, que podem diminuir a necessidade do chocolate.
Você esta preocupada se chocolate dá espinhas: Não há nenhum estudo científico que comprove a ligação direta do chocolate com a acne. O mesmo vale para a celulite. São problemas relacionados a questões hormonais e a fatores genéticos.
Chocolate é muito energético: Composto em grande parte por açúcar e gorduras, o chocolate tem alta densidade energética. Na pirâmide alimentar, o chocolate fica no topo, no grupo dos energéticos extras. E, exatamente por isso, deve ser consumido com moderação. Na 2º guerra mundial o chocolate fazia parte da alimentação dos soldados.

NOSSA OPINIÃO:
Chocolate supre "carência emocional”: Muitas vezes, a busca pelo chocolate retrata uma deficiência de magnésio, mineral que participa da produção dos neurotransmissores que regulam o humor, a alegria e a satisfação. O chocolate contém ainda metilxantinas, substâncias psicoativas que atuam como estimuladores do sistema nervoso central e induzem um bem-estar emocional e proporcionam sensação de prazer.




Chocolate vicia: Não há nenhuma substância presente no chocolate que prove diretamente o vício. O que faz a pessoa comer sem parar é a satisfação pessoal que o alimento causa o prazer que pode criar o hábito. A mistura de gordura, açúcar, aroma e textura oferecem ao chocolate características sensoriais únicas, desencadeando o "craving" (mecanismo semelhante ao vício).

Chocolate engorda: Com moderação ele não engorda. Uma barra de 200 gramas de chocolate ao leite, por exemplo, tem 1.000 calorias; se consumirmos apenas uma tira já cai o valor calórico para 160 kcal. Então com moderação pode estar presente nas dietas de emagrecimento, sendo que o ideal é o amargo e /ou meio-amargo.

Chocolate aumenta o colesterol: o cacau em si não aumenta o colesterol ruim (LDL). Mas o chocolate não é apenas cacau, tem manteiga, leite, gordura hidrogenada ou gordura trans. E as gorduras contidas nesses alimentos são ricas em colesterol total (mal colesterol (LDL - colesterol) e pouco bom colesterol (HDL - colesterol).



Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologista


Edna Arenas Barbosa
Nutricionista

12/11/2009

O Sobrepeso, a Obesidade, assim como obesidade viceral ou obesidade abdominal ou central são fatores de extrema importância no relacionamento sexual do casal fazendo com que esses fatores anulem o prazer da atividade sexual (OBESIDADE CONTROLADA)

Em minha clínica particular, tenho observado que no relaciomento
Médico-Paciente,muitos pacientes de ambos os sexos acabam
desabafando a respeito de sua satisfação sexual(do casal), e na
prática o que tenho observado é que infelizmente o fator mais
importante
em valores reais de percentual percebemos UM FATOR , diferente mas
consensual , ou seja , o SOBREPESO, A OBESIDADE e a OBESIDADE CENTRAL
ou ( obesidade viceral ou obesidade abdominal ) entre os casais; ao
questiona-los o porque , alguns alegam simplesmente a falta da
LIBIDO ,outros alegam a vergonha ou o constrangimento junto ao
parceiro ,mas existem outros fatores mais complexos que nem sempre
damos
importância no dia a dia ,tais como a depressão por não se
identificarem com suas imagens ao visualizarem-se nos espelhos e nesta
batalha a mulher leva uma grande desvantagem em relação ao sexo
oposto, pois além das demais circunstância adversas que a mulher é
submetida , tais como menstruação que em um espaço de 350/450 ciclos
menstruais , seu organismo entra em exaustão com relação a
produção de diversos hormônios sexuais , evoluidos na síndrome de
climatério e menopausa , que interferem de forma importante em todos
os setores vitais do organismo da mulher,eu até costumo comparar de
forma jocosa: a mulher tem um mecanismo orgânico comparados aos mais
sofisticados relógios Suíços e os homens um excelente relógio
chinês . Mas mesmo assim a mulher tem a beleza de uma rosa , mas
também possue um envelhecimento mais rápido , este também é um fator
alegado por alguns maridos , mas podem
estar certos , que nem os maridos muito menos algum médico terá
coragem de admitir este fator psicosocial.
Já ouvi coisas mais groceiras, como um marido com certeza não muito diferenciado intelectualmente , que após sua esposa ter dado a luz a
sua filha, que levou sua mulher a ganhar alguns quilos a mais do que
deveria , que não teria casado com uma mulher que naquele momento não
estava de acordo com a estética ,da mulher com a qual ele havia se
casado , e mesmo depois do tempo recomendado para abstinência sexual,o
mesmo não tinha o menor prazer em se relacionar sexualmente com sua
esposa, que logo após ,se tornou ex-esposa; é uma estravagante falta
de acertividade , e mesmo de respeito.
Entretanto não podemos esquecer a historia de como tudo começou.
No século 17 com o artista plástico flamengo, nascido em Flandes na
época ligada a Holanda hoje parte da Belgica, Peter Paul RUBENS ,
caracterizou sua arte a mulheres voluptuosas e sua opção estética
manteve -se como padrão de estética ate' a década de 60 do século
20, uma das ultimas beldades voluptuosa ,foi Marilyn Monroe.
Entretanto em meados da década de 60 surge na Inglaterra a primeira
Top Model que por sua extrema magreza foi apelidada de"graveto" Twiggy
que passou a ditar o perfil de beleza feminina pelas Famosas Marcas Da
Alta Costura e Famosas Maison. Este estilo. Levou a mulher a mudar seu
padrão estético , alimentado pelo sobrecarga de propaganda e apoio da
mídia , e se alguem pensa que esta situação ira mudar , lamento lhes
informar que estão equivocados, até porque independente da industria
que está por trás ser muito forte e sem exageros, existem razões
médicas muito bem definidas e corretas , fazendo com que esta
situação (conforme poderá confirmar em nosso blog) de forma adequada
fosse considerada uma epidemia catalogada no código internacional de
doenças (CID) pela organização mundial de saúde E.60.
Portanto, realmente pelos padrões atuais você deve levar em
consideração a desvantagens que o sobrepeso, obesidade e obesidade
abdominal pode lhe causa com relação a sua atividade sexual.


Dr. Joao Santos Caio Junior
Endocrinologista

11/11/2009

Sobrepeso e a Obesidade ocorre em pessoas de ambos os sexos,ativa profissionalmente embora tenham que trabalhar sentados e em seu lazer também não efetuam atividades fisicas, isso agrava a qualidade de vida!


A obesidade e o sobrepeso estão intimamente ligados às pessoas sedentárias,alguns trabalhos tem sido realizado examinando se as atividades sedentárias profissionais que são igualmente inativa,tanto nos dias de trabalho assim como nas suas atividades de lazer.

Um grupo de homem e mulheres foram testados,e os mesmos continuaram efetuando suas atividades normais,tanto no trabalho como em suas atividades de lazer,os mesmos foram acompanhados em suas atividades diárias como também foram avaliados postura em relação ao corpo.
Os dados confirmão a hipótese levantada por esses trabalhos , que o período que os mesmos passam sentados é superior ao período de lazer.
Obviamente para pessoas que trabalham mais (inativos fisicamente) entretando efetuam exercícios de lazer como caminhadas, apresentavam um valor maior de perda da obesidade e do sobrepeso do que as pessoas que apresentavam de forma sedentária,tanto o trabalho que exigia deles ficarem sentados, bem como o lazer não era aeróbico.
Pessoas que apresentavam uma atividade em seus trabalhos, com uma maior atividade menos sedentária e também efetuavam exercícios aeróbicos em seu lazer, apresentavam uma diminuição na sua massa corporal no prazo de 1 ano ou 1 ano e meio mais intensa.

Isto apenas vem comprovar que o conselho médico que efetuar exercícios fisicos e um trabalho mais dinâmico sempre que possível, irá fazer com que essas pessoas apresente uma maior diminuição de suas massas corporais perdendo o peso e o sobrepeso bem como diminuindo sua obesidade,tenham uma melhor qualidade de vida.

10/11/2009

O chocolate não leva apenas a obesidade ou ao sobrepeso cria habitos como qualquer substância viciante conforme o artigo abaixo,publicado pela revista Science



Bolo de Chocolate: a nova heroína?
É claro que não apesar Teobromina que o chocolate contém e que é da mesma família dos Alcalóides.

Se você está constantemente efetuando dietas novas, então ao interromper, você pode ter mais em comum com um viciado em drogas do que você pensa. Um novo estudo sugere que assim como yo-yo (vai e volta) em uma dieta experimental é tão estressante, assim como as drogas retiradas de um viciado.

A idéia de que a má alimentação pode ser viciante não é nova. Mas os estudos anteriores tendiam a se concentrar no lado do reforço positivo da equação - por exemplo, a corrida "agradável", você começa a comer bolo de chocolate. "Esta é apenas parte da história", diz Pietro Cottone, um neurocientista da Universidade de Boston e co-autor do novo estudo. O cérebro também possui um sistema de reforço negativo que causa ansiedade e estresse durante a retirada. Ao invés de usar drogas para a corrida, ele diz, os viciados em drogas fazem para aliviar o estresse associado com a retirada. Dietas muitas vezes seguem o mesmo padrão de abstinência e recaída de viciados em drogas, assim Cottone et all. Queriam verificar se seus circuitos cerebrais estavam envolvidos.

Os pesquisadores deram a um grupo de ratos acesso ilimitado aos alimentos de ratos regular por 5 dias, seguido por 2 dias de doces, chocolate. ( "Eles gostam muito", diz Cottone.) A equipe repetiu este ciclo de 7 semanas e compararam o consumo dos ratos alimentados por chocolate e seu comportamento alimentar, com a de um grupo controle de ratos que tiveram acesso apenas a ração padrão.

Os ratos controle (que não comeram chocolate) aproximadamente a mesma quantidade de comida todos os dias, mas comparados com os ratos do grupo experimental que comiam chocolate. Pela quinta semana, os animais experimentais foram comer cerca de 20% a mais quando tinham acesso à comida de chocolate do que os ratos do grupo controle comeu. E quando ele foi substituído com comida normal, eles comiam menos, cerca de 30% a menos por semana. Como o estudo progredia, o efeito tornou-se mais forte. Além do mais, os ratos que foram retirado o chocalate gastou menos tempo nas partes expostas de um labirinto especialmente concebidos (preparado), significando uma medida de maior ansiedade. Quando a ração de chocolate foi devolvido, a ansiedade desapareceu.
Os investigadores suspeitaram que a ansiedade foi o resultado do fator liberador da corticotropina (CRF), um hormônio envolvido na resposta do cérebro ao estresse. Estudos anteriores demonstraram que esta molécula desempenha um papel na retirada de drogas e álcool. Na verdade, quando os pesquisadores deram aos ratos uma droga para bloquear seus receptores do fator liberador de corticotrofina( CRF), os animais comeram menos chocolate e mais comida normal. Eles também sofreram menos retirada associada a ansiedade. Experiências posteriores revelaram que os ratos expressa cinco vezes mais do CRF durante os períodos de sua retirada do que durante os seus períodos de compulsão alimentar.


Esta é a primeira vez que o sistema de receptores do fator liberador de corticotrofina (CRF) tem sido implicada na dependência alimentar, oferecendo um alvo potencial da droga. Drogas para bloquear os receptores fator liberador de corticotrofina(CRF) no cérebro estão sendo desenvolvidos atualmente.


"Este é um estudo brilhante", afirma Markus Heilig, psiquiatra do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo em Bethesda, Maryland, que estudou o papel do receptores do fator liberador de corticotrofina (CRF) na dependência do álcool. "[Dieta] intermitente não é uma boa idéia, isso parece indicar". Na verdade, Heilig diz, queo estudo sugere dieta em série de longo prazo podem conduzir a biologia do cérebro em um estado em que um indivíduo experimentará um aumento ansiedade para o alimentos comum. Se você está falando sobre álcool, drogas, ou mesmo de alimentação não saudavel, diz ele, quanto mais vezes você tiver recaída, mais stress você ira sentir durante a retirada, e o mais difícil é ficar sem utilização. "Esse é o círculo vicioso", diz Heilig.

Nossa Opinião: É uma nova situação, é uma observação cientifica inportante, isto porque até o momento não havia sido feito esta ligação nessas situações com os com os fatores liberadores de corticotrofia( CRF), embora na prática se observava algo de diferente ao se ingerir o chocolate que é rico em TEOBROMINA que é um alcaloide, que também interfere no Sitema Nervos Cental levando assim como outros alcalóides ao hábito. Entretanto o grupo de pesquisadores efetuaram a havaliação especifica ao estudar os fatore liberadores de corticotrofina (CRF), que até então não havia sido feito com substâncias alimentares de bom sabor,mas sem dúvida comprometedoras em nosso organismo por diversos outros motivos também,e em sendo o estudo comparado com outras substâncias que criam hábitos e não são necessariamente alcalóides, abre-se uma nova perspectiva de terapêutica importante, até agora não analizada, realmente é uma situação incrivel em se confimando os estudos que facilitará em muito futuramente, terapêuticas mais especificas em área muito complexa, parabens para os pesquisadores.



Dr.João Santos Caio Junior
Endocrinologista/NeuroEndocrinologista

São Paulo-Brazil



Por Cassandra Willyard


ScienceNOW Daily News


9 de novembro de 2009

05/11/2009

A obesidade pode passar de mãe para filho,por se tratar de um componente genético atualmente já se idêntificou dezenas de genes que interferem direta ou indiretamente nas causas da obesidade e herdado dos pais.

A Obesidade é uma doença genética, que é transferida da mãe (Dna mitoconcrial) para os filhos.
A muito tempo nós temos conciência que diversos pesquisadores chegaram a conclusão,de que a mitocondria pertencente somente a  mulher, transfere sua carga única para seus descendentes,ela passa as características genéticas incluindo a obesidade,que possui dezenas de genes que influenciam esta doença.Como o Dna mitocondrial só é tranferido através da mulher (sua carga genética),temos condições de saber a origem de todos os seres humanos, atráves desse orgão celular e suas características mais significativas em seus filhos.
É claro que além dos fatores genéticos,existem outros detalhes que colaboram com essas características, descendentes dessas mães tais como: nutrição (hábitos alimentares),  estilo de vida,exercícios,e outros fatores de criação.
Recentemente a revista Científica Obesity, aborda de forma bem clara esse assunto!
Felizmente essas características podem ser controladas por médicos experientes, principalmente Endócrinologistas.