29/10/2009

CONTROLANDO SEU PESO



A conquista de um peso saudável está diretamente ligada a:



* alimentação balanceada;


* atividade física;


* orientação médica.


A fome e a falta de uma alimentação equilibrada são os principais motivos para não conseguirmos controlar o peso. Para não engordar devemos consumir alimentos que dão a sensação de saciedade. Ex.: frutas, barra de cereais, aveia, farelo de trigo, granola, gelatina, chás de ervas, queijos branco, peito de peru, tofu, iogurte, pães e arroz integrais e água; fazendo com que a quantidade ingerida seja menor e no jantar diminua o volume de alimentos muito calóricos. Esses alimentos não fazem milagres sozinhos. É necessário disciplina no programa alimentar - e atividade física sempre.


Nem sempre fazer uma dieta qualquer significa emagrecer com saúde.


Sem orientação médica e nutricional, qualquer mudança drástica na sua alimentação pode fazer muito mal para o seu organismo.

E afetará a sua qualidade de vida.







13/10/2009

Relação entre Sono e Obesidade: uma Revisão da Literatura e um conceito que até então nós percebiamos na nossa clinica que agora vem sendo confirmado através de trabalhos revisionais científicos

Relação entre Sono e Obesidade: uma Revisão da Literatura(CONTROLANDO A OBESIDADE)


Resumo:

A diminuição do tempo de sono tem se tornado uma condição endêmica na sociedade moderna,

E a literatura atual tem encontrado importantes associações Epidemiológicas entre o prejuízo do padrão habitual do Sono e a Obesidade.

Com base nisso, apresente revisão analisou o papel do sono e da sua alteração no desencadeamento da obesidade, diversos estudos indicam que os indivíduos que dormem menos têm uma maior possibilidade de se tornarem Obesos, e que o encurtamento do sono aumenta a razão das substancias Grelina-leptina,gerando o aumento do apetite e da fome.Isto pode estar associado à maior ingestão calórica e ao desencadeamento da Obesidade.

Dessa forma, um padrão adequado de sono torna-se fundamental para o controle da massa corporal,

Devendo ser incentivado pelos profissionais da saúde. (Arq Bras Endocrinol Metab 2007; 51/7: 1041 1049)

Vários estudos relacionam a curta duração do tempo de sono com o aumento de massa corporal (IMC) em diferentes populações.

Estudo espanhol realizado em 2000, Vioque e Cols.Mostram a associação inversa,entre Obesidade e duração de sono,24/por cento de hora adicional de sono.

Os autores encontraram que um tempo de sono igual ou inferior a 6 horas por dia, aumentava o risco de Obesidade.

As associações de duração de sono e Obesidade diminuíram depois dos 34 anos...




09/10/2009

Gráfico de Exercicíos


Comparação IMC Cintura Quadril

O calculo mais correto dos riscos que você corre em estar acima de peso.


Principalmente, com a gordura viceral ou abdominal é a comparação entre o quadril e o abdômen é a cintura que não deve ser acima de 80 a 90 Cm.

Sendo que se você tiver o abdômen (gordura abdominal) acima do diâmetro do quadril o risco aumenta de Forma Importante os riscos cardiológicos.





07/10/2009

INDICE DE OBESIDADE AO REDOR DO MUNDO,QUE A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE CONSTATOU COMO EPIDEMIA E A CLASSIFICOU PELO CÓDICO INTERNACIONAL DE DOENÇAS COMO E.60.


Indíce de Pessoas com Problemas de Obesidade

A obesidade é considerado pela Organização Mundial de Saúde, uma doença epidêmica, classificada de acordo com o CID (Código Internacional de Doença, Nº E.66). Até pouco tempo atrás a maioria dos médicos e especialistas de qualquer área, consideravam o aumento de peso em uma pessoa como sendo uma situação em que o ser humano, apresentava uma postura onde predominava o desleixo, a ociosidade, a falta de exercício e até a gula. Hoje temos a consciência que centenas de fatores genéticos estão direta ou indiretamente envolvidas nessa doença, dos quais entre 40 a 45 genes já se tem a identificação genética e no máximo 20 genes nós conseguimos manipular. Entretanto com o avanço da ciência temos melhorado os fatores de diagnósticos, têm sido desenvolvidas novas terapêuticas que influenciam cada vez mais no controle desta doença grave. Sabemos hoje, que além dos fatores já mencionados existem outros fatores também que colaboram com o problema, tais como: hábitos de vida, falta de exercício, e a orientação nutricional. Temos a certeza de que a cada dia, nós médicos especialistas Endócrinos e outros Cientista faram com que os nossos pacientes tenham uma melhor qualidade de vida.



06/10/2009

Desde a época do pintor flamengo Peter Paul Rubens nascido em Siegen 28 de julho de 1577 até a concepção de obesidade teve uma reviravolta com Twigg a primeira top model que revolucionou com estilo sem sobrepeso e com beleza

O perfil atual de homens e mulheres começou na década de 60 com Lesley Hornby, antigamente Twiggy Lawson, mas conhecida como Twiggy nascida na Inglaterra e considerada a primeira Top Model do mundo.
Sua imagem andrógena e magérrima e pequena com cabelos loiros muito curtos e imensos olhos realçados por camadas de rímel e cílios postiços,tornaram Twigg o ícone dos anos 60.
O apelido que alçou ao estrelato vem desse período de tão magrinha(1,67 42kg, 82-59-82),Lesley era chamada de `graveto´ (twig em inglês)
Tanto na Europa como no Estados unidos,justamente por se contrapor ao padrão de beleza feminino dos anos 50,de mulheres voluptuosas e sensuais como Marlin Monroe,fizeram de Twiggy um padrão a ser
alcançado...
É claro que necessariamente não apoiamos este tipo de perfil,até por que não sabemos se seu estado era saudável ou não!
Entretanto o oposto além de ser questionado pela sociedade atual pode ser acompanhado de uma série de fatores que hoje se tornam mais claro, a obesidade através do sobrepeso ou obesidade propriamente dita nas diversas classificações da Organização Mundial de Saúde, é acompanhada de uma série de doenças que até pouco tempo atrás nós médicos, não dávamos importância achando que eventualmente era desleixo ociosidade e até a gula.
Este erro foi reparado no final da década de 80 quando um médico da Universidade de Stanford percebeu em uma observação através de um trabalho clinico que seus pacientes apresentavam quando alterados, em seus pesos, uma série de coincidências ao qual ele denominou a síndrome X(Dr. G.Reaven).
Como sabíamos que uma síndrome é um conjunto de uma série de sinais e sintoma alvoroçou o meio médico principalmente os Endocrinologistas que não davam importância.
Hoje essa síndrome foi rebatizada com o nome Síndrome Metabólica que se constituí por Obesidade acompanhada de Obesidade central ou Abdominal (Barriguinha),alteração de diversos tipos de Colesterol
Hipertensão arterial,Diabetes,desaguando tudo isso sobre o nosso Coração levando infelizmente a uma situação de difícil solução.
Tudo isto é bom que tenhamos em mente que não se trata apenas de um tratamento estético até por que,independente dos sintomas acima descritos não podemos nos esquecer que compromete também
as articulações aumenta o índice de cânceres que os acompanham e que infelizmente evoluem com o passar do tempo...
Sem considerar a carga genética de cada um de nós.




Neste blog você tem informação por profissionais tira suas dúvidas sobre obesidade e emagrecimento.


Para que assim além de ter uma vida saudável você tenha uma boa qualidade de vida,chegando aos seus objetivos (OBESIDADE CONTROLADA)

Bem vindos!!!

Neste blog você tem informação por profissionais tira sua duvidas sobre obesidade e emagrecimento.


Para que assim além de ter uma vida saudável você tenha uma boa qualidade de vida,chegando aos seus objetivos.

Bem vindos!!!